(17) 3215-9199 - 0800 770 58 35 | contato@riosoft.com.br

WebMail | Extranet | NotíciasResponsabilidade Social | Trabalhe conosco

< Back
Your are here » ERP e CRM  »  Gestão de Estoque





 

Materiais para Download

Noticias

Gestão de Estoque

O Apolo Gestão de Estoque é o módulo ideal para a organização das ações de estoque. Efetua a administração de materiais de maneira eficaz, segura e flexível e disponibiliza as informações de forma racional e prática. Com a automatização das tarefas, os recursos são melhores aproveitados e, dessa forma, o retrabalho é eliminado. O sistema possui um cadastro corporativo totalmente integrado aos sistemas Gestão de Compras, Database Marketing, Assistência Técnica, Vendas e Financeiro.

Funcionalidades:

• Cadastro de características relacionadas ao produto e sua versão;
• Importação de XML de Nota Fiscal de Entrada;
• Controle de Vasilhames (Retorno de Cargas para empresas de bebidas);
• Controle de Verba de Projetos;
• Completa administração do armanezamento de materiais e movimentação do estoque;
• Controle de estoque mínimo, estoque máximo, lote econômico de compra, estoque excessivo (apenas para Centro de Distribuição);
• Notas de entrada de materiais e de saídas do estoque;
• Controle de lotes, grades, número de série, estoque de/com terceiros;
• Notas de importação, complemento dos custos da importação;
• Geração de cálculos de custo médio e custo FIFO;
• Controle dos impostos relacionados à comercialização e prestação de serviços;
• Controle de laudos e lotes de criação;
• Cálculo da análise ABC por valor e por frequência;
• Controle de similaridade;
• Módulo Devolução de Mercadorias;
• Previsão de Consumo Anual (PCA);
• Integração com os módulos Financeiro, Compras, Fiscal, Patrimônio, Contábil, Vendas e Assistência Técnica e Controle Orçamentário (Empresa Pública);

Controle de Esterilização
Com este recurso, é possível gerenciar a qualidade dos produtos que a empresa fabrica através de análises de testes. O controle pode ser aplicado em duas fases: no fim da produção, antes do produto estar disponível para venda, ele passa pela esterilização; após essa fase, inicia-se a fase da aeração.

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço
Através deste módulo, é possível importar as Notas Fiscais de Serviços para o estado de São Paulo geradas pelo site da Receita Federal, assim como vincular o código do produto que consta na Nota Fiscal Eletrônica com o código do produto no Apolo.

Termo de Recebimento de Material (TR)
Este recurso emite o Termo de Recebimento do Material, que é o documento que libera a Nota Fiscal de Compra para o Departamento Financeiro efetuar o seu pagamento.  Os status dos itens do TR são atualizados conforme o status dos Laudos (Aprovado / Reprovado). No caso de incorreções, pode ser aplicada multa ou glosa. Esses valores atualizarão o documento financeiro gerado pelo Estoque.  Esse recurso é comumente utilizado por empresas públicas.

Controle de Inventário
Permite selecionar os produtos que serão inventariados e por meio da data da contagem faz a comparação da quantidade física com o saldo do sistema. O controle de inventário permite até três contagens no caso de ocorrência de divergências entre a quantidade informada e o saldo. Dependendo da situação, o sistema poderá gerar um ajuste (de entrada ou de saída) ou uma irregularidade. Esses ajustes geram lançamentos no estoque automaticamente. 

Transferência entre Locais de Armazenagem
Permite transferir determinada quantidade de um local de armazenagem para outro. Esse procedimento gera um lançamento de saída e outro de entrada no Estoque.

Atualização do Custo Médio (Batch) 
Essa opção é utilizada quando não se trabalha com a atualização do custo médio on-line, isto é, quando na gravação da movimentação de Estoque apenas o saldo no local de armazenagem é atualizado. O start desse procedimento pode ser automatizado utilizando ferramenta do próprio banco de dados. 

Recebimento de Mercadoria 
Possibilita o controle das etapas do recebimento da mercadoria. A utilização do sistema de etapas permite que diferentes usuários trabalhem em processos distintos do recebimento (por exemplo: digitação do cabeçalho da nota, conferência da quantidade da nota com a quantidade do pedido, conferência da quantidade física, aprovação de divergências de quantidade ou valor, integração com o estoque e/ou devolução da mercadoria). O recebimento de mercadoria realiza a integração com o Estoque, permitindo ainda integrações com o Financeiro, Fiscal e Contábil. 

Remanejamento de Empenho
Permite remanejar a prioridade do empenho. Por exemplo, um empenho pode ser cadastrado por último, mas tem atendimento prioritário. 

Requisição de Material 
Permite fazer requisições de retirada, devolução e transferência de materiais. O sistema verifica o saldo em estoque e o da previsão de consumo para permitir o cadastramento e o atendimento. Uma requisição pode ser atendida total ou parcialmente, podendo ser gerada uma nova requisição com a quantidade não atendida. O sistema possibilita ainda que o atendimento da requisição seja realizado em um único local de armazenagem ou em vários. O módulo controla também os dados referentes à separação (quem separou e a data) e à retirada (quem retirou e o documento, quem entregou e a data) do material. Essas requisições baixam o estoque automaticamente, integrando-se inclusive com o módulo Contábil. 

Previsão de Consumo Anual (PCA) 
Documento que gera as previsões de consumo dos materiais em determinado período. Após a inserção, o PCA é arquivado, sendo aprovados ou não todos ou alguns itens, inclusive com alteração da quantidade original prevista. O saldo do PCA é atualizado a cada nova requisição de material atendida ou lançamento realizado no Estoque.  Esse recurso é comumente utilizado por empresas públicas.

Reserva de Estoque 
Permite reservar determinada quantidade do produto no estoque, tornando-a indisponível para movimentação. 

Laudo 
Documento para produtos que necessitam de uma inspeção. Nele é registrado o responsável pelo exame, quantas unidades foram examinadas, destruídas ou devolvidas ao Estoque. Além disso, é possível acompanhar o status do processo (emitido, em análise, concluído) e registrar o resultado final (aprovado ou reprovado). Pode ser registrado ainda um possível envio para análise em laboratório externo, bem como seu retorno. O laudo também permite relacionar uma foto e o resultado de análises químicas, desde que essas sejam configuradas no produto.  Dependendo das parametrizações utilizadas, o Laudo pode se tornar o responsável por oficializar a entrada das mercadorias no Estoque.

Fechamento de estoque 
Realiza um fechamento do estoque em determinada data, o que impede que o sistema faça alterações ou novos lançamentos num período anterior ao fechamento. 

Empenho de estoque
Permite empenhar determinada quantidade do produto no estoque, tornando-a indisponível para movimentação. Cada empenho cadastrado recebe uma prioridade de utilização e permanece até que alguma movimentação a utilize mediante a intervenção do usuário. 

Movimentação de estoque
Permite realizar lançamentos manuais de entrada, saída e transferência no estoque, que podem ser de compra, venda, devolução, remessa, retorno, importação, etc. O sistema possibilita relacionar em cada lançamento vários produtos, serviços e ativos patrimoniais, os mesmos com informações como: grade, lote e números de série. O lançamento de estoque pode relacionar com pedido de compra/contrato orçamentário e assim fazer as devidas verificações de divergência de quantidade e valor.

Fluxograma