Cada vez mais empresas destinam parte dos seus orçamentos de marketing para projetos com o intuito de engajar e reforçar sua marca nas redes sociais. As redes sociais são importantes ferramentas de comunicação que aproximam as marcas de seu público e podem ser consideradas, assim, como um excelente termômetro para as empresas medirem sua reputação online.
Engajar significa envolver seus clientes de modo que eles interajam e se relacionem com sua marca. Ou seja, o número de seguidores ou curtidas não é o mais importante, mas sim a relação de confiança construída com seu público.
Algumas características ajudam a identificar o engajamento de seu público, como o número de visitas ao site, a interação do público com comentários, pedidos de informações e registro de opiniões e sentimentos em relação à empresa. No entanto, gerar engajamento para, assim, reforçar sua marca, não é uma tarefa fácil e por isso sugerimos que algumas estratégias sejam adotadas:
Entenda seu público
O primeiro passo é saber quem é o seu público, entendendo suas preferências e comportamento nas redes sociais. Isso facilita a comunicação e a criação de estratégias, que você vai definir de acordo com o perfil de seus consumidores. Um software de CRM ajuda nesse processo, possibilitando a criação de campanhas segmentadas para cada tipo de cliente e total controle do processo de vendas.
Além disso, é importante estar atento às redes sociais utilizadas por seu público. Por exemplo, se o seu público é jovem, o Instagram e Twitter são as redes sociais mais indicadas para sua estratégia. No entanto, se o público de seu negócio for mais profissional, talvez o Linkedin seja a opção ideal.
Produza um conteúdo personalizado
Ao conhecer o seu público, a empresa deve criar conteúdos relevantes e que atendam aos interesses desse público. A produção de conteúdo personalizado favorece o aumento do engajamento já que, ao se deparar com um tema ou posicionamento relevante para ele, o potencial cliente se sente motivado a interagir com sua marca nas redes sociais.
Além de relevante, o conteúdo deve ser original e de qualidade, com temas que prendam a atenção dos leitores e os estimulem a tomar alguma ação. Assim, evite erros gramaticais e o plágio de conteúdos.
Adote uma linguagem mais pessoal
As redes sociais são uma forma diferente de divulgar a sua empresa e por isso a linguagem utilizada nesses canais também deve ser diferente. O ideal é que seja adotada uma linguagem mais pessoal, que aproxime o público de sua marca através de uma comunicação natural e que permita a interação do leitor.
Assim, é melhor deixar de lado a linguagem publicitária ou comercial, que tem foco nas vendas e não traz conteúdo de valor ao público.
Planeje suas ações
Divulgar conteúdos nas redes sociais exige organização e planejamento. Por isso, definir a rotina de publicação, temas, abordagens e estilo de postagem, pode ajudar a garantir a qualidade do material criado.
Você deve saber quais são as redes sociais utilizadas por seu público, por isso é necessário criar estratégias para que o conteúdo seja divulgado em todos os canais, o que garantirá a divulgação para um público maior e, consequentemente, aumentará as chances de engajamento.
Interaja com seu público
Além de produzir conteúdos que estimulem a interação, a empresa deve se preocupar em interagir com seu público nas redes sociais. Ter uma boa comunicação com seu público, respondendo aos comentários e a qualquer outro tipo de interação, demonstra não só a preocupação da sua marca em manter um relacionamento, como também em ouvir a opinião de seus clientes, o que ajuda a reforçar sua marca nas redes sociais.
Essa atitude também fará com que sua marca seja sempre lembrada pelos consumidores, que a associam ao bom atendimento que você e sua equipe ofereceram.
Monitore seus canais
A empresa não está imune a comentários negativos e reclamações que, dependendo da proporção, podem prejudicar a sua imagem. Por isso a importância do monitoramento das redes sociais para a identificação desses comentários, que devem ser respondidos de forma rápida e gentil para que o seu problema seja resolvido.
O monitoramento constante também é importante para medir a reputação de sua marca na internet a partir da análise dos comentários de seus consumidores.
Confira 5 motivos para monitorar sua marca nas redes sociais!
Investir nas redes sociais, além de ser economicamente vantajoso, é essencial para que o seu negócio prospere num mercado cada vez mais globalizado. No entanto, organização e planejamento são essenciais para que sua empresa alcance os objetivos esperados.
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