Aumente suas vendas: 5 passos para gerar uma lista de leads

Gerar uma lista de leads é uma das etapas mais importantes do Funil de Vendas, pois é a partir dela que a empresa consegue atrair e levantar informações dos possíveis clientes. Uma das formas de realizar essa geração é através de listas de e-mails, montadas com as informações capturadas pelas Landing Pages (páginas de captura). A partir da lista de e-mails é possível trabalhar o relacionamento com seus potenciais compradores, informando-os de novidades e conteúdos relevantes para seu negócio.

Mas, afinal de contas, como gerar uma boa lista de leads? De certa forma, existem uma infinidade de respostas para essa questão como estratégias de marketing, vendas e etc, por isso, a seguir, separamos alguns passos que merecem a sua consideração:

Planeje sua geração de leads

O primeiro passo que destacamos se refere ao planejamento, que antecede a geração de leads e, acredite, é essencial para garantir a qualidade da lista que você irá gerar.  É muito importante que você mesmo construa sua lista. Faça isso com base em estratégias voltadas ao interesse dos leads em relação aos seus produtos e serviços. Você, e sua empresa, devem ter consciência de que esse é um investimento que traz resultados a longo prazo. Portanto levantar o perfil de leads, definir os interesses e traçar as estratégias para captação, são passos que você precisa executar e mensurar para a elaboração de qualquer ação deste tipo.

Atenção: Não compre listas de leads (e-mails/números de WhatsApp). Essa não é uma alternativa que traga resultados. É isso mesmo, apesar de serem “soluções” muito mais rápidas, essas listas prontas não são compostas por clientes que demonstraram interesse pela empresa e, nem de longe, são soluções de verdade.

Defina sua estratégia

Para atrair leads, procure oferecer algo de valor ao seu público, como promoções, ferramentas e templates gratuitos, além de conteúdos atrativos (e-books, webinários e minicursos). Isso vai variar muito do tipo de produto/serviço foco da sua estratégia, por isso, entender e definir a melhor forma de atingir o público é, indiscutivelmente, a melhor opção. Por exemplo, se a empresa vende um e-book ela pode disponibilizar um de seus capítulos gratuitamente para incentivar o lead a comprá-lo. Desse modo, a empresa consegue atrair o lead e, assim, impulsionar as vendas.

Compartilhar os materiais que sua empresa já possui, como um manual, um treinamento ou até mesmo uma planilha, também é de grande valia. O objetivo é, portanto, incentivar o lead a compartilhar dados com você afim de saber mais e/ou adquirir seu produto/serviço.

Crie Landing Pages

As Landing Pages são páginas que você pode criar para a conversão de leads, que serão captados com base no interesse do que você está ofertando. Essas páginas são importantes pois permitem que a empresa ofereça promoções em troca de informações do usuário. Como já vimos no passo anterior, oferecer algo gratuito aumenta (e muito) a taxa de conversão.

No entanto, para se criar uma landing page de sucesso é necessário utilizar as técnicas de SEO. O objetivo dessas técnicas é, a partir de palavras-chave, tornar suas ofertas mais propensas a serem encontradas em sites de busca. Fazendo isso, as páginas irão ocupar melhores posições nos resultados. Em caso de landing pages temporárias, é possível utilizar o Google Adwords, ferramenta que auxilia nesse processo linkando a oferta nas primeiras posições nas buscas no Google.

O texto da oferta deve mostrar algum beneficio para o visitante, de modo que ele se interesse em saber mais sobre o produto. Além disso, o design da oferta deve ser bonito e fácil de usar para que o visitante seja atraído a preencher o formulário com suas informações. Direcione o lead para páginas de agradecimento após a conversão. Isso também é uma alternativa válida, pois nelas você pode acrescentar outras ofertas que possam interessá-lo.

Use canais de atração

Uma das grandes dúvidas que surgem durante esse processo é em relação a quais mídias devemos utilizar para a atração e aquisição de leads. Lembre-se que as redes sociais são um importante meio de relacionamento com seus leads. É a partir delas que você deve fazer a divulgação de promoções e landing pages, assim como também, fazer o contato com os interessados pelos produtos divulgados. Como exemplo dessas mídias temos o Facebook, Google, Linkedin, entre outros. Outra alternativa que garante bons resultados é o uso de banners e links ao longo do site ou blog que direcionem o visitante a ofertas.

Faça a nutrição de seus leads

Após a conversão, é necessário identificar quais leads se adequam ao perfil da empresa. Porém, não basta gerar leads: é necessário realizar a nutrição desses leads. Faça isso construindo a confiança e intensificando o desejo dos leads para a solução de seus problemas. Conforme o lead evolui dentro do funil de vendas, Você deve produzir conteúdos específicos à fase em que se encontram.

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) pode ser extremamente útil para ajudar a gerenciar e nutrir seus leads de maneira eficaz

Entenda! Esses passos garantem a geração de uma lista de leads qualificada e com melhores resultados de conversão, tornando a sua empresa mais eficiente nesse processo. Por fim, reforçamos mais uma vez que a geração de leads é um processo contínuo. Guarde essas dicas e garanta o sucesso de suas estratégias para geração de leads: experimente diferentes ações, meça seus resultados e faça ajustes para otimizar seus esforços.

Gostou desse conteúdo? Fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Leave a Comment