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Fique por dentro das palavras e termos-chave que dão suporte à LGPD

Publicada em agosto de 2018, a LGPD vem aprimorar a proteção de dados pessoais aos cidadãos do Brasil. Entender melhor, e desde já, a nova legislação, que entra em vigor em 2020, é importante para ajudar o país na missão coletiva de assegurar a privacidade: a qual é um direito fundamental do indivíduo e, portanto, deve ser salvaguardada com o máximo de cuidado, eficiência e qualidade. Sendo assim, que tal conhecer palavras e termos-chave relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e o significado de cada um deles? Confira o glossário da LGPD abaixo:

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LGPD – Prevenir ou remediar?

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados e prevê a responsabilidade das organizações em relação à segurança, privacidade e autorização dos indivíduos quanto à utilização de suas informações pessoais.

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Índice LGPD ABES aponta que 60% das empresas não estão em conformidade com a Lei

Multa pecuniária está prevista em até 2% do faturamento da empresa, limitado a R$ 50 milhões

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, com o objetivo de colaborar com o mercado quanto à adequação às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desenvolveu, em conjunto com a consultoria EY, um indicador para acompanhar de perto o processo de adaptação das empresas no Brasil. E, segundo o Índice LGPDABES, os números são alarmantes: cerca de 60% das empresas não atendem as exigências da nova lei, que pode entrar em vigor ainda em 2020.

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Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), programe-se!

No dia 12 de junho de 2020 entrou em vigor a Lei Federal 14010/2020 que dispõe sobre o Regime Jurídico Emergencial e transitório das relações jurídicas de Direito Privado no período da Pandemia causada pelo Coronavírus. Dentre os temas tratados na lei estão a autorização para realização de Assembleias virtuais para as Associações, bem como a prorrogação da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados.

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Adequações à LGPD

Um sistema adequado corresponde apenas a cerca de 30% do processo todo. É necessário além disso, realizar adequações internas nos departamentos e processos afim de cumprir as determinações legais.

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Gestão da Segurança do Trabalho: reduza custos e aumente a produtividade

Ao selecionar o melhor sistema de RH para a sua empresa é importante verificar os diferentes módulos oferecidos e optar pela solução mais completa. Os melhores sistemas de RH oferecem recursos para aprimorar diversas rotinas, desde o recrutamento até o cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas.

Um dos módulos de grande utilidade é o de Segurança do Trabalho. Ao tornar inteligente e automatizadas diversas iniciativas frequentes, a empresa previne erros, atrasos e eventuais descumprimentos de prazos. Consequentemente, é possível oferecer um ambiente de trabalho mais seguro, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Os módulos de Segurança do Trabalho oferecem soluções para diferentes necessidades:

Gestão de Saúde Ocupacional
Os prontuários médicos são acompanhados dos registros de atendimentos admissionais, demissionais, mudança de função e dos Atestado de Saúde Ocupacional. Também por meio do sistema é possível controlar os exames ocupacionais e complementares, registrar as audiometrias, a realização do Programa de Conservação Auditiva, os acidentes de trabalho junto com as comunicações e os relatórios legais de acompanhamento, as fichas de investigação e o relatório de custo anual. Outra funcionalidade é a emissão de relatórios de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Segurança do Trabalho
Os recursos do sistema de RH para aprimorar a segurança do trabalho devem garantir que as exigências e os prazos legais sejam atendidos:

CIPA – O gerenciamento da CIPA pode ser aprimorado pelo sistema, desde a candidatura até o término do mandato, com registro da votação, apuração e divulgação automatizada em minutos. Por meio do sistema é possível dimensionar a CIPA de acordo com o número de funcionário e o grau de risco. O aplicativo deve permitir ainda a elaboração do calendário de reuniões e registro de atas no sistema e demais funções de gestão.

Equipamentos de Proteção Individual – O módulo de RH deve oferecer recursos para tornar mais efetivo o controle de equipamento individual – EPI. Através do cadastro dos EPIs, o sistema de RH, por meio do módulo de Segurança do Trabalho, indicará o vencimento do uso, estoque, empréstimo, devolução, reparo e descarte dos equipamentos.

Gestão dos Riscos Ambientais – A gestão dos riscos ambientais da empresa, a partir do registro das informações do programa PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)vigente na empresa, contará com os recursos do sistema RH para registrar as medidas de controle propostas e existentes, controlar as diferentes funções, com suas respectivas características de riscos e condições ambientais, e os grupos homogêneos de riscos. Também é registrado o histórico profissiográfico, com as informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, e emitidos relatórios exigidos pela legislação trabalhista.

Controle de Extintores – A partir do cadastramento, o sistema faz o controle de todos os extintores e hidrantes, registrando os dados recolhidos nas vistorias por item inspecionado. Emite ainda a ficha de acompanhamento de vistoria e o relatório de itens irregulares.

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Personalize seus funis de vendas no CRM e aproxime sua empresa dos futuros clientes

Agregar inteligência à Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) com a utilização de um sistema CRM capaz de permitir a gestão rápida e prática das informações relevantes de seus clientes e possíveis clientes resulta em um aumento da produtividade. Com o CRM, é possível organizar os processos de vendas e controlar o fluxo de atividades, aprimorando sua estratégia comercial.

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Business Intelligence exige estratégia para segurança dos dados

O Business Intelligence é um software de inteligência que coleta, organiza e permite a análise, o monitoramento e o compartilhamento de informações para tomadas rápidas de decisões. Para proteger a troca destas informações estratégicas, é indispensável iniciativas robustas para garantir a segurança dos dados em circulação.

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Sistemas de Service Desk – Fundamental para o Home Office

Em meio à pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram adotar medidas protetivas para assegurar o bem-estar de seus colaboradores e a continuidade de suas atividades, optando pelo Home Office como estratégia para amenizar os impactos que essa doença poderia causar aos seus negócios, já que a recomendação feita pelo ministério da saúde era de que as pessoas não saíssem de suas casas a fim de evitar a disseminação do vírus.

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4 indícios de que seu negócio precisa de uma Gestão de Frotas

Quem lida com transporte de mercadorias sabe o quanto é desafiador controlar diariamente todas as atividades referente às frotas como, por exemplo, sua manutenção, o abastecimento dos veículos, o mapeamento das rotas usadas pelos motoristas, entre outras. Tudo isso, reflete diretamente na produtividade e qualidade das entregas, além de impactar nas finanças da empresa de maneira positiva ou negativa, dependendo de como é gerenciado.

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