0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

4 indícios de que seu negócio precisa de uma Gestão de Frotas

Quem lida com transporte de mercadorias sabe o quanto é desafiador controlar diariamente todas as atividades referente às frotas como, por exemplo, sua manutenção, o abastecimento dos veículos, o mapeamento das rotas usadas pelos motoristas, entre outras. Tudo isso, reflete diretamente na produtividade e qualidade das entregas, além de impactar nas finanças da empresa de maneira positiva ou negativa, dependendo de como é gerenciado.

Agora mais do que nunca as mercadorias precisam ser entregues dentro dos prazos estipulados aos distribuidores e consumidores, principalmente pelo cenário atual em que estamos vivendo de pandemia da Covid-19, sendo possível isso com a utilização de um sistema que facilite e monitore todas as informações pertinentes para a agilidade e controle das operações. Assim, os custos para o negócio podem ser reduzidos e os resultados financeiros melhorados. Mas será que sua empresa precisa mesmo de uma gestão de frotas? A resposta para essa pergunta será respondida abaixo com a apresentação de 4 indícios principais. Confira!

1-QUEDA NA PRODUTIVIDADE

Começou a reparar que a produtividade está caindo? Isso é um claro sinal de que o gestor precisa de um planejamento adequado para lidar com o controle das frotas. Já pensou se no meio do percurso o motorista necessitar parar o veículo para a troca de óleo ou ocorrer algum outro problema técnico por falta de uma manutenção que deveria ter sido prevista? Essas são, apenas, algumas situações que podem prejudicar o seu negócio e diminuir a sua lucratividade, afetando também o consumidor com o atraso da entrega.

Por isso, o uso de um sistema de frotas seria imprescindível nos casos citados, por exemplo, visto que facilitaria a decisão do gestor com base em informações antecipadas do momento certo para fazer as manutenções dos veículos. Assim, a empresa teria o conhecimento de quais veículos estariam disponíveis ou não para determinado período, evitando a falta de transporte nas datas que seriam próprias para a manutenção.

2-DIFICULDADES EM OTIMIZAR E DIMENSIONAR AS ROTAS DOS MOTORISTAS

 Conhecer os fatores ambientais das estradas, como, por exemplo, se aquele caminho tem curvas perigosas, se é declive ou cheio de buracos ou ainda se naquele trajeto apresenta um grande o volume de tráfego são alguns dos fatores que fazem toda a diferença para uma boa gestão.

Com a identificação desses fatos, o gestor decidirá as melhores rotas a serem seguidas por seus motoristas de forma a evitar gastos desnecessários com manutenção dos veículos causados pelo não reconhecimento desses aspectos que são tão importante para o gestor que lida diretamente com controle de frotas. Assim, investir em sistema de frotas é essencial para que sua empresa consiga monitorar os veículos em tempo real e a planejar ou dimensionar os trajetos para a entrega dos produtos no prazo previsto.

3-GASTO EXCESSIVO COM MULTAS

 Se sua empresa é uma das várias que guarda um recurso próprio para o pagamento de multas, consumindo boa parte de seu orçamento, então você precisa de uma gestão de frotas. Isso acontece em razão da falta de informações sobre seus veículos no momento em que seus motoristas infringem a lei de trânsito. Por isso, o investimento em um sistema é tão necessário para a redução dessas multas, identificando o infrator a fim de evitar os mesmos problemas.

4-MUITOS GASTOS COM COMBUSTÍVEIS

 Saber a média de quilometragem que o veículo está consumindo, a performance dos seus motoristas, além de quais postos apresentam o melhor valor para o abastecimento são alguns dos motivos para sua empresa ficar atenta e isso pode ser visualizado com a implementação de um software de frotas, ajudando seu negócio a não gastar excessivamente com combustível. Assim, será possível obter um melhor controle dessas despesas de modo a diminuir os custos com o abastecimento dos veículos.

Agora que mostramos as principais dificuldades que sua empresa pode estar enfrentando e que o investimento em uma gestão de frotas pode ser o diferencial para seu negócio, ainda mais nesse  momento de crise do país, porque não começar já a melhorar seu desempenho com o nosso Alvo Frota que torna prático o controle de sua frota, além de ser integrado aos módulos de Estoque, Financeiro e Serviços. Entre em contato com nosso time e saiba as outras vantagens para sua empresa.