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5 passos para gerar uma lista de leads

5 passos para gerar uma lista de leads

Como já falamos em outros posts, a geração de leads é uma das etapas mais importantes do Funil de Vendas, pois é a partir dela que a empresa consegue atrair e levantar informações dos possíveis clientes. Uma das formas de realizar essa geração é através de listas de e-mails, montadas com as informações capturadas pelas Landing Pages (ou Páginas de Captura). A partir da lista de e-mails é possível trabalhar o relacionamento com seus potenciais compradores, informando-os de novidades e conteúdos relevantes para seu negócio. Mas como gerar uma boa lista de e-mails? Para solucionar essa questão devemos seguir alguns passos:

1 – Planejar a geração de leads

O primeiro passo se refere ao planejamento da geração de leads. A compra de listas de leads (e-mails) não é uma alternativa que traga resultados, pois, apesar de serem mais práticas, essas listas prontas não são compostas por clientes que demonstraram interesse pela empresa. O ideal é que a própria empresa construa sua lista, baseada no interesse dos leads em relação aos seus produtos e serviços. A empresa deve ter consciência de que esse é um investimento que traz resultados a longo prazo.

2 – Atrair leads

Para atrair leads, procure oferecer algo de valor ao seu público, como promoções, ferramentas e templates gratuitos, além de conteúdos atrativos (e-books, webinários e minicursos). Por exemplo, se a empresa vende um e-book ela pode disponibilizar um de seus capítulos gratuitamente para incentivar o lead a comprá-lo. Desse modo, a empresa consegue impressionar o lead e, assim, impulsionar as vendas. Compartilhar os materiais que sua empresa já possui, como um manual, um treinamento ou até mesmo uma planilha, também é de grande valia. O objetivo é, portanto, incentivar o lead a compartilhar suas informações com você.

3 – Criar Landing Page

As Landing Pages são páginas criadas para a conversão dos usuários interessados nos produtos da empresa em leads. Essas páginas são importantes pois permitem que a empresa ofereça promoções em troca de informações do usuário. Como já vimos no passo anterior, oferecer algo gratuito aumenta (e muito) a taxa de conversão.

No entanto, para se criar uma landing page de sucesso é necessário utilizar as técnicas de SEO, cujo objetivo é, a partir de palavras-chave selecionadas no conteúdo do site, tornar suas ofertas mais propensas a serem encontradas em sites de busca, ocupando melhores posições nos resultados. Em caso de landing pages temporárias, é possível utilizar o Google Adwords, ferramenta que auxilia nesse processo linkando a oferta nas primeiras posições nas buscas no Google.

O texto da oferta deve mostrar algum beneficio para o visitante, de modo que ele se interesse em saber mais sobre o produto. Além disso, o design da oferta deve ser bonito e fácil de usar para que o visitante seja atraído a preencher o formulário com suas informações. Direcionar o lead para páginas de agradecimento após a conversão também é uma alternativa válida, pois nelas podem ser acrescentadas outras ofertas que possam interessar o visitante.

4 – Canais de atração de leads

Uma das grandes dúvidas que surgem durante esse processo é em relação a quais mídias sociais devemos utilizar para a atração e aquisição de leads. Temos que lembrar que as mídias sociais se constituem em um importante meio de relacionamento com seus leads, pois a partir delas pode ser feita a divulgação de promoções e landing pages, assim como o contato com os interessados pelos produtos divulgados. Como exemplo dessas mídias temos o Facebook, Google, Linkedin, entre outros. Outra alternativa que garante bons resultados é o uso de banners e links ao longo do site ou blog que direcionem o visitante a ofertas.

5 – Após a geração de leads

Após a conversão, é necessário identificar quais leads se adequam ao perfil da empresa. Porém, não basta gerar leads: é necessário realizar a nutrição desses leads, construindo a confiança e intensificando o desejo dos leads para a solução de seus problemas. Conforme o lead evolui dentro do funil de vendas, devem ser produzidos conteúdos específicos à fase em que se encontram.

Esses passos garantem a geração de uma lista de leads qualificada e com melhores resultados de conversão, tornando a sua empresa mais eficiente nesse processo. É claro que esses são passos iniciais e muito ainda deve ser feito, mas não podemos negar que essas são ações valiosas para a implantação do marketing digital na sua empresa.

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