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6 passos para engajar e reforçar sua marca nas Redes Sociais

6 passos para engajar e reforçar sua marca nas Redes Sociais

Cada vez mais empresas brasileiras destinam parte dos seus orçamentos de marketing para projetos nas mídias sociais, seja no Facebook, Instagram ou Twitter.  As redes sociais são importantes ferramentas de comunicação que aproximam as marcas de seu público e podem ser consideradas, assim, como um excelente termômetro para as empresas medirem sua reputação online.

Engajar significa envolver seus clientes de modo que eles interajam e se relacionem com sua marca. Ou seja, o número de seguidores ou curtidas não é o mais importante, mas sim a relação de confiança construída com seu público.

Algumas características ajudam a identificar o engajamento de seu público, como o número de visitas ao site, a interação do público com comentários, pedidos de informações e registro de opiniões e sentimentos em relação à empresa.

No entanto, gerar engajamento para, assim, reforçar sua marca, não é uma tarefa fácil e por isso sugerimos que algumas estratégias sejam adotadas:

1. Entenda seu público

O primeiro passo é saber quem é o seu público, entendendo suas preferências e comportamento nas redes sociais. Isso facilita a comunicação e a criação de estratégias, que serão definidas de acordo com o perfil de seus consumidores. Um software de CRM ajuda nesse processo, possibilitando a criação de campanhas segmentadas para cada tipo de cliente e total controle do processo de vendas.

Além disso, é importante estar atento às redes sociais utilizadas por seu público. Por exemplo, se o seu público é jovem, o Instragram e Twitter são as redes sociais mais indicadas para sua estratégia. No entanto, se o público de seu negócio for mais profissional, talvez o Linkedin seja a opção ideal.

2. Produza um conteúdo personalizado

Ao conhecer o seu público, a empresa deve criar conteúdos relevantes e que atendam aos interesses desse público. A produção de conteúdo personalizado favorece o aumento do engajamento já que, ao se deparar com um tema ou posicionamento relevante para ele, o potencial cliente se sente motivado a interagir com sua marca nas redes sociais.

Além de relevante, o conteúdo deve ser original e de qualidade, com temas que prendam a atenção dos leitores e os estimulem a tomar alguma ação. Assim, evite erros gramaticais e o plágio de conteúdos.

3. Adote uma linguagem mais pessoal

As redes sociais são uma forma diferente de divulgar a sua empresa e por isso a linguagem utilizada nesses canais também deve ser diferente. O ideal é que seja adotada uma linguagem mais pessoal, que aproxime o público de sua marca através de uma comunicação natural e que permita a interação do leitor.

Assim, é melhor deixar de lado a linguagem publicitária ou comercial, que tem foco nas vendas e não traz conteúdo de valor ao público.

4. Planeje suas ações

Divulgar conteúdos nas redes sociais exige organização e planejamento. Por isso, definir a rotina de publicação, temas, abordagens e estilo de postagem, pode ajudar a garantir a qualidade do material criado.

Sabendo quais são as redes sociais utilizadas por seu público, é necessário criar estratégias para que o conteúdo seja divulgado em todos os canais, o que garantirá a divulgação para um público maior e, consequentemente, aumentará as chances de engajamento.

5. Interaja com seu público

Além de produzir conteúdos que estimulem a interação, a empresa deve se preocupar em interagir com seu público nas redes sociais. Ter uma boa comunicação com seu público, respondendo aos comentários e a qualquer outro tipo de interação, demonstra não só a preocupação da sua marca em manter um relacionamento, como também em ouvir a opinião de seus clientes, o que ajuda a reforçar sua marca nas redes sociais.

Essa atitude também faz com que sua marca seja sempre lembrada pelos consumidores, que a associam ao bom atendimento oferecido.

6. Monitore seus canais

A empresa não está imune a comentários negativos e reclamações que, dependendo da proporção, podem prejudicar a sua imagem. Por isso a importância do monitoramento das redes sociais para a identificação desses comentários, que devem ser respondidos de forma rápida e gentil para que o problema seja resolvido.

O monitoramento constante também é importante para medir a reputação de sua marca na internet a partir da análise dos comentários de seus consumidores.

Investir nas redes sociais, além de ser economicamente vantajoso, é essencial para que o seu negócio prospere num mercado cada vez mais globalizado.  No entanto, organização e planejamento são essenciais para que sua empresa alcance os objetivos esperados.