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CRM: Indispensável no relacionamento com o cliente
Manter um bom relacionamento com os clientes é primordial para o desenvolvimento do negócio. Por isso as empresas cada vez mais buscam qualificar seus serviços através de estratégias eficazes de vendas, como ferramentas para impulsionar receitas e satisfazer clientes.
Uma dessas ferramentas é o CRM (do inglês Customer Relationship Management) que, através de um conjunto de recursos imprescindíveis para o gerenciamento do relacionamento com o cliente, possibilita a melhora do atendimento e a promoção da imagem da empresa.
Ao aprimorar o relacionamento com o cliente, o CRM também assegura às empresas condições para a fidelização, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de captação de novos clientes e de relacionamento no processo de pós-venda.
Além das áreas de gestão de serviços ao cliente e gestão dos canais e força de vendas, o CRM atua na gestão de Marketing, orientado a medir o impacto das marcas nas redes sociais. O contato com o cliente através das mídias sociais permite maior aproximação entre a empresa e seus consumidores por meio da troca de informações, comentários e críticas a respeito de marcas, produtos e serviços. Essa interação facilita não só a comunicação como também o monitoramento da empresa em relação às necessidades e expectativas de seu público-alvo.
Contar com um bom CRM é, assim, vital para qualquer empresa, já que permite o controle das vendas, a atenção às necessidades do cliente e o desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas que valorizam não só a geração de leads como também a sua fidelização.