0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

Descubra os benefícios do Clouding Computing

Descubra os benefícios do Clouding Computing

Você já deve ter recebido mensagens em seu computador alertando sobre o limite de espaço de armazenamento. Isto ocorre porque arquivos e programas estão lotando a memória interna e comprometendo o desempenho do equipamento.  É aí que entram as famosas “nuvens de armazenamento”. Para você que não conhece ou ouviu falar, mas não utiliza este recurso online, vamos a dicas e informações para fazer um bom uso desta opção de armazenamento.

O que é Clouding Computing?

O termo Clouding Computing, ou Computação nas Nuvens, se refere à possibilidade de acesso a diferentes aplicações e serviços de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo, desde que este esteja conectado à internet.

A computação na nuvem é um serviço fornecido por empresas que mantêm servidores online para que você possa armazenar arquivos, como documentos, fotos, vídeos, textos e outros dados, em locais seguros nas nuvens, ou seja, na internet, liberando espaço em seu computador.

Nas nuvens, o usuário poderá acessar e utilizar seus documentos por meio de autenticação com um login e senha, ficando o fornecedor da aplicação responsável por processos como o de manutenção, atualização e realização de backups periódicos de seus arquivos.

Benefícios do armazenamento na nuvem

Por garantir mobilidade e possibilitar o fácil acesso aos dados, a utilização de ferramentas armazenadas na nuvem pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, como rapidez na implantação, alto desempenho e maior escalabilidade, ou seja, uma infraestrutura para atender a uma demanda crescente de uso.

Com o armazenamento na nuvem há também uma redução nos custos de infraestrutura e operacional, já que as atualizações são automáticas e não há gastos com a manutenção de servidores. Além disso, as ferramentas e softwares armazenados na nuvem são contratados como serviços, assim você paga apenas pelo que realmente irá utilizar.

Por exemplo, se uma empresa precisa de um sistema de ERP. Se for escolhido um software local, a empresa terá que arcar com custos de licenças e equipamentos para executá-lo. No entanto, se for escolhido um software armazenado na nuvem, a empresa pagará pelo número de usuários ou pelo tempo de utilização.

Ao utilizar o armazenamento local, a empresa está sujeita à perda de arquivos caso haja algum erro no sistema ou problema no hardware. Por isso, outro ponto favorável do armazenamento na nuvem é a segurança, garantida por backups frequentes e pela criptografia dos dados.

O armazenamento na nuvem também é uma forma centralizar sua empresa, garantindo a integração de departamentos e o aumento da eficácia dos projetos.