0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

eSocial: Como organizar a minha empresa?

eSocial: Como organizar a minha empresa?

Com a instituição do projeto do e-Social pelo governo surgiram muitas dúvidas das empresas no que se refere a como se organizar e o que fazer para atender às novas exigências. Baseando-se nessas dúvidas, esse texto traz algumas medidas que devem ser tomadas pela empresa para garantir uma boa implantação do eSocial.

Primeiramente, é necessário realizar algumas mudanças na cultura da empresa, que deve se conscientizar sobre a importância da organização e da revisão de seus processos internos com o intuito de integrar todos os setores atingidos por essa lei. Apesar dessa integração entre as equipes, alguns setores acabam sendo mais atingidos pelo eSocial, como o RH, Medicina e Segurança do Trabalho,  Departamento Pessoal e TI, que são os responsáveis pelo controle das informações relacionadas às legislações trabalhista e previdenciária. Os gestores e coordenadores devem garantir a organização do processo, desempenhando, portanto, papel fundamental na administração desse sistema.

Toda a empresa deve ter conhecimento sobre os prazos, mudanças e regras impostas pelo sistema eSocial, de modo que seja garantida a qualidade na prestação das informações. Mas você deve estar se perguntando por que precisa se preocupar tanto com essa organização. A resposta é simples: o atraso ou erro na transmissão das informações obrigatórias poderá acarretar multas administrativas, multas de transmissão e até autuações, tudo isso com o objetivo de garantir o cumprimento das obrigações legislativas e trabalhistas. Vale lembrar que, ao enviar uma informação, o empregador receberá um comprovante de envio das informações, que deve ser guardado para eventuais problemas.

Assim, para se adequar à lei sem passar por esses transtornos, a empresa deve rever seus processos, identificando problemas que devem ser resolvidos. Além disso, deve manter seus funcionários atualizados, informando as normas impostas pelo eSocial. Uma forma de auxiliar a administração do eSocial e garantir uma eficaz transmissão de informações é através da utilização de um sistema que automatize o envio de informações, ou seja, que transmita os dados fornecidos pela empresa diretamente para o sistema eSocial. No entanto, os processos da empresa devem estar alinhados ao sistema, pois um sistema eficaz depende de uma organização sistemática da empresa e de seus processos.

Mix RH