0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

eSocial em 2019: Prepare sua empresa

Há alguns anos, foi iniciado o cronograma de fases do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Com o eSocial, as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas relacionadas ao empregador, empregados e trabalhadores sem vínculo são unificadas para envio aos órgãos participantes, obedecendo padrões para a transmissão, o armazenamento e a distribuição dessas informações. A proposta é simplificar, reunindo em uma declaração informações importantes para a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Secretaria da Previdência Social.

Ao criar um ambiente mais eficiente para receber os dados dessas diversas obrigações, o governo impõe às empresas e empregadores a necessidade de adotarem processos mais objetivos e transparentes. Aproveite a oportunidade para alinhar sua empresa às inovações e mudanças exigidas pelo eSocial, investindo em mais organização e em soluções tecnológicas capazes de favorecer a gestão e a eficiência.

Qualificação pessoal
Com fases de abrangência se estendendo até 2021, o primeiro passo para as empresas se adequarem ao eSocial é conhecer os prazos, as mudanças e as novas regras impostas pelo projeto, integrando os diferentes setores à medida que forem impactados por essas mudanças. Para isso, considere investimentos na qualificação dos funcionários diretamente envolvidos nas rotinas atingidas pelo eSocial.

Valorize a organização
As novas regras do eSocial vão exigir adequações, com a adoção de um ambiente no qual a organização deve ser conjuntamente valorizada a partir da revisão dos processos internos. Aproveite a necessidade de mudança imposta e identifique os problemas relacionados à gestão e à otimização dos recursos, solucionando-os com a reformulação de rotinas.

Integração e novas atribuições
Ao desenvolver mudanças para melhorar a estrutura organizacional, é necessário incentivar a interação entre as áreas da empresa envolvidas no processo, revendo eventuais papéis e atribuindo novos significados às funções, alinhadas às demandas criadas. Aprimore suas práticas trabalhistas, previdenciárias e fiscais revisando as rotinas e evitando possíveis divergências que venham a impedir o aceite pelo eSocial e exijam reenvio das informações, com risco de perda de prazo e notificação pelo Fisco.

Soluções tecnológicas
Considere como investimento contar com uma solução tecnológica capaz de auxiliar na administração do eSocial. Um sistema robusto, unido às soluções de RH, garante uma transmissão eficaz e automatizada, com o envio de dados da empresa diretamente para o sistema do governo.

Fonte: Marketing Riosoft

Conheça o Mix eSocial. Sistema para gestão de pessoas, da Riosoft. Clique aqui!