0800 770 58 35 | (17) 3215-9199 | (11) 2666-3777

eSocial: Sua empresa está preparada?

eSocial: Sua empresa está preparada?

Após a liberação da base de testes do eSocial para as empresas de TI, foi aprovada no último dia 07 desse mês a versão 2.3 do leiaute do eSocial, já disponível no item “Documentação Técnica” do Portal do eSocial e que traz uma série de melhorias e correções ao projeto. Por isso, esse é o momento das empresas validarem o sistema e realizarem as adequações necessárias antes do início da obrigatoriedade oficial no próximo ano.

Mas com todas essas mudanças, será que as empresas estão preparadas para o novo sistema?

Segundo pesquisa da EY Consultoria, divulgada essa semana pela Folha de São Paulo, quase metade das empresas sujeitas à obrigação no começo do ano não realizaram nenhum diagnóstico sobre as mudanças necessárias para a adoção do novo sistema e praticamente metade delas (54%) ainda não revisaram o cadastro de seus empregados. Essa situação é preocupante, pois, com o aumento da fiscalização por parte do governo, não haverá mais espaço para erros, já que informações inconsistentes podem não ser enviadas ao ambiente do eSocial e até mesmo acarretar multas à empresa.

Além disso, a pesquisa aponta que 55% dessas empresas não definiram qual será a solução tecnológica utilizada para envio das informações ao e Social, o que é de extrema importância pois um sistema que automatize o envio das informações garantirá uma eficaz transmissão e auxiliará no cumprimento dos prazos.

Especialistas acreditam que o fato de os prazos terem sido prorrogados várias vezes acabou despertando nas pessoas a ideia de que o eSocial não sairia do papel. Agora, com o projeto se concretizando, os gestores não podem pensar que para se adequar ao eSocial basta deixar alguns documentos de lado.

Dessa forma, a empresa deverá ter mais planejamento e controle sobre seus processos, mantendo-se atualizada em relação às novas regras impostas pelo e-Social.