LGPD – Prevenir ou remediar?
A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados e prevê a responsabilidade das organizações em relação à segurança, privacidade e autorização dos indivíduos quanto à utilização de suas informações pessoais.
A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados e prevê a responsabilidade das organizações em relação à segurança, privacidade e autorização dos indivíduos quanto à utilização de suas informações pessoais.
Ao selecionar o melhor sistema de RH para a sua empresa é importante verificar os diferentes módulos oferecidos e optar pela solução mais completa. Os melhores sistemas de RH oferecem recursos para aprimorar diversas rotinas, desde o recrutamento até o cumprimento de obrigações fiscais e trabalhistas.
Um dos módulos de grande utilidade é o de Segurança do Trabalho. Ao tornar inteligente e automatizadas diversas iniciativas frequentes, a empresa previne erros, atrasos e eventuais descumprimentos de prazos. Consequentemente, é possível oferecer um ambiente de trabalho mais seguro, melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, reduzir custos e aumentar a produtividade.
Os módulos de Segurança do Trabalho oferecem soluções para diferentes necessidades:
Gestão de Saúde Ocupacional
Os prontuários médicos são acompanhados dos registros de atendimentos admissionais, demissionais, mudança de função e dos Atestado de Saúde Ocupacional. Também por meio do sistema é possível controlar os exames ocupacionais e complementares, registrar as audiometrias, a realização do Programa de Conservação Auditiva, os acidentes de trabalho junto com as comunicações e os relatórios legais de acompanhamento, as fichas de investigação e o relatório de custo anual. Outra funcionalidade é a emissão de relatórios de PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.
Segurança do Trabalho
Os recursos do sistema de RH para aprimorar a segurança do trabalho devem garantir que as exigências e os prazos legais sejam atendidos:
CIPA – O gerenciamento da CIPA pode ser aprimorado pelo sistema, desde a candidatura até o término do mandato, com registro da votação, apuração e divulgação automatizada em minutos. Por meio do sistema é possível dimensionar a CIPA de acordo com o número de funcionário e o grau de risco. O aplicativo deve permitir ainda a elaboração do calendário de reuniões e registro de atas no sistema e demais funções de gestão.
Equipamentos de Proteção Individual – O módulo de RH deve oferecer recursos para tornar mais efetivo o controle de equipamento individual – EPI. Através do cadastro dos EPIs, o sistema de RH, por meio do módulo de Segurança do Trabalho, indicará o vencimento do uso, estoque, empréstimo, devolução, reparo e descarte dos equipamentos.
Gestão dos Riscos Ambientais – A gestão dos riscos ambientais da empresa, a partir do registro das informações do programa PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)vigente na empresa, contará com os recursos do sistema RH para registrar as medidas de controle propostas e existentes, controlar as diferentes funções, com suas respectivas características de riscos e condições ambientais, e os grupos homogêneos de riscos. Também é registrado o histórico profissiográfico, com as informações relativas às atividades do trabalhador na empresa, e emitidos relatórios exigidos pela legislação trabalhista.
Controle de Extintores – A partir do cadastramento, o sistema faz o controle de todos os extintores e hidrantes, registrando os dados recolhidos nas vistorias por item inspecionado. Emite ainda a ficha de acompanhamento de vistoria e o relatório de itens irregulares.
Conheça o Mix RH, da Riosoft. Um dos mais completos sistemas de gestão de Recursos Humanos.
Agregar inteligência à Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) com a utilização de um sistema CRM capaz de permitir a gestão rápida e prática das informações relevantes de seus clientes e possíveis clientes resulta em um aumento da produtividade. Com o CRM, é possível organizar os processos de vendas e controlar o fluxo de atividades, aprimorando sua estratégia comercial.
Sua empresa já está familiarizada com a Medida Provisória nº 905, publicada recentemente? Não! Então, saiba mais sobre essa alteração da CLT, a quem se destina e suas principais características.
Ao longo da história passamos por três revoluções industriais importantes, que transformaram tanto a economia quanto a sociedade em sua totalidade, influenciando diretamente nosso cotidiano e nosso trabalho. A 1ª dessas revoluções foi marcada pelo surgimento das máquinas a vapor e da mecanização de partes de seus processos de produção, aumentando a fabricação dos artefatos e possibilitando o transporte dos mesmos. Na 2ª revolução houve o aparecimento da eletricidade e dos motores de combustão, o que propiciou a ampliação das indústrias com linhas de montagem e produção em grande escala.]
É notável o tanto que a tecnologia trouxe oportunidades no âmbito corporativo para os diversos profissionais que podem usá-la em sua rotina, facilitando, assim, suas tarefas diárias. Isso foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Randstad, empresa global de RH,que analisou a opinião dos gestores sobre o assunto. Além disso, cerca de 70% deles compreendem o benefício que a tecnologia trará para seu ambiente de trabalho nos próximos anos, demonstrando que inovar dentro dos departamentos, principalmente no RH, é um investimento com retorno garantido.
As rotinas da folha de pagamento exigem das empresas grande atenção. Reunir informações trabalhistas de cada funcionário para o cálculo do pagamento é fundamental para o controle das obrigações operacionais, fiscais, contábeis e trabalhistas, prevenindo eventuais questionamentos judiciais.
Adotar processos inteligentes também no setor de RH, por meio de sistemas de gestão de pessoal, é uma prática comum nas empresas. Porém, é possível que alguns dos muitos recursos oferecidos pelo seu sistema estejam sendo negligenciados, com impacto direto no desempenho e na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, na competitividade de sua empresa.