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Impulsione o crescimento de sua empresa com o atendimento ao cliente

Impulsione o crescimento de sua empresa com o atendimento ao cliente

Impulsione o crescimento de sua empresa com o atendimento ao cliente

Com o surgimento de diversos canais de comunicação e a mudança do perfil do consumidor, que está cada vez mais informado e exigente, o aprimoramento do atendimento ao cliente tem se tornado uma das maiores preocupações das empresas que buscam ascensão e estabilidade no mercado.

Essas empresas sabem que o bom relacionamento com seus clientes proporciona uma grande vantagem competitiva, já que permite um melhor conhecimento do seu público e a fidelização dos consumidores. Assim, é necessário manter os clientes antigos, o que pode ser até 8% mais barato do que atrair novos clientes. Fidelizar um cliente é mais lucrativo, pois um cliente satisfeito continua comprando em sua empresa e fala positivamente de sua marca, auxiliando na conquista de mais clientes.

Mas como cativar seus clientes?

A principal forma de a empresa produzir clientes fiéis é ajudando-os a resolver suas necessidades com rapidez, personalizando e facilitando o atendimento de modo a reduzir o esforço do cliente e dando uma resolução satisfatória a seus problemas. Com essas atitudes aumentam as chances do cliente ter uma opinião positiva sobre a empresa.

Um atendimento que não atinja às expectativas do cliente pode provocar o chamado “efeito dominó do atendimento”, ou seja, clientes insatisfeitos propagam uma imagem negativa da empresa. Segundo pesquisa realizada pela revista Harvard Business Review, 48% dos entrevistados que tiveram experiências negativas em um atendimento contaram a dez ou mais pessoas enquanto que apenas 23% dos que tiveram uma experiência positiva contaram para outras pessoas.

No entanto, a opinião e reclamações dos clientes insatisfeitos devem ser aproveitadas pela empresa como meio de melhorar os pontos negativos na visão do cliente e adequar o atendimento a seu público-alvo. Antecipar e prevenir um contato posterior para a resolução de problemas relacionados ao problema do atendimento inicial também é importante para conquistar a satisfação do cliente.
Para garantir o sucesso e a qualidade do atendimento é essencial a utilização de ferramentas que auxiliem no gerenciamento desse relacionamento, como um sistema que permita a classificação da prioridade e o controle do tempo de atendimento e que forneça relatórios que facilitem a tomada de decisões. Outro importante diferencial é o atendimento através de multicanais, o que favorece a agilidade na resolução do problema e a melhora na interação da empresa com seus clientes.

Desse modo, o consumidor, ao perceber que recebe todo o suporte necessário, se sente confiante em fazer negócio com sua empresa e, consequentemente, divulga positivamente sua marca e produtos.