0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

INDÚSTRIA 4.0 – Impactos no seu negócio

A criação de máquinas a vapor até o avanço de tecnologias computadorizadas foram algumas das revoluções industriais que passamos ao longo da história e tiveram um efeito positivo no desenvolvimento dos processos manufaturados como um todo. Agora, prosseguimos para a mais recente revolução, chamada de Indústria 4.0, que impacta o mercado econômico com uma nova visão de fábricas inteligentes.

O termo foi utilizado pela primeira vez por Klaus Schwab, em 2011, na feira de Hannover, para se referir aos avanços trazidos pela tecnologia na esfera da automação industrial e a informatização aplicada à fabricação dos produtos. Dessa forma, todas as etapas dos produtos seriam controladas por sistemas informatizados e independentes, isto é, tornariam os processos produtivos gradativamente mais personalizados e eficientes. Assim, com a junção da engenharia e da tecnologia da informação, que através de sistemas, por exemplo, de BI, Internet das Coisas, Cyber-Físico, Cloud Computing, entre outros, melhoram esses processos, tornando-os mais eficientes para a empresa.

Essa nova concepção impacta os vários setores do mercado e altera o olhar das empresas sobre a utilização dessas ferramentas tecnológicas em seus negócios, visto que todas essas inovações, provocadas por essa ideia da 4ª revolução, resultam em benefícios importantes tanto para o consumidor, que adquire o produto de acordo com seu desejo, quanto para as empresas, que ganham com a produtividade, redução dos custos de manufatura, eliminação de equívocos. Além disso, há também a vantagem da customização em grande escala e um aumento da segurança com a implantação desses sistemas.

Neste contexto, a tendência é que as empresas concretizem a ideia da Indústria 4.0 para uma melhor inserção no mercado, tirando o proveito necessário para o seu aperfeiçoamento, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos produtos e dos serviços prestados a eles. Por isso, a utilização de um sistema CRM, que mostram as preferências de cada cliente e possibilitam a identificação de seus hábitos, por exemplo, pode ser um diferencial para as fábricas inteligentes, que poderão desenvolver produtos com base nessas valiosas informação do seu mercado.

A 4ª revolução industrial veio para mostrar que a tecnologia avança rapidamente e pode impactar positivamente em seu cotidiano. Essa já é uma realidade que não se pode evitar, cabendo a sua empresa acompanhar sempre essas novas modificações do mercado atual.

Fonte: Marketing Riosoft