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Integração entre o CRM e o BI: Vantagens para sua empresa!

Usar tecnologias que ajudem a alcançar os resultados estabelecidos pelas empresas torna-se essencial em um ambiente de grande competitividade, visto que essas ferramentas melhoram o desempenho de suas tarefas cotidianas, além de auxiliarem na definição de estratégias comerciais e no relacionamento com o cliente.

Dessa forma, o investimento em softwares que possam facilitar a rotina dos gestores e de seu pessoal é de suma importância, ainda mais ao integrar dois sistemas que possibilitam uma melhora significativa no seu negócio, como é o caso do Customer Relationship Management e do Business Intelligence.

O uso dessas duas ferramentas em conjunto trazem muitos benefícios para a empresa, já que potencializam o que elas têm de melhor. Mostraremos abaixo as quatro principais vantagens em unir esses dois sistemas para que sua companhia possa investir em ambos e aproveitar ao máximo os seus proveitos.

1-MAIOR EFICIÊNCIA NO TRABALHO

Os sistemas de CRM e BI, isoladamente, apresentam uma eficácia relevante, mas ao serem usados em conjunto intensificam suas funcionalidades, possibilitando melhores estratégias frente ao exposto pelo sistema, já que a ferramenta de BI analisa e cruza as informações do CRM, apontando os melhores caminhos a ser seguido por sua equipe. Dessa maneira, o gestor pode ser mais eficiente em seu trabalho ao ser direcionado para uma tomada de decisão, por exemplo, em relação a novos clientes, o administrador saberá qual tática de marketing utilizar para atraí-lo a seu negócio.

2-OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Ao juntar as ferramentas de CRM e de BI, a empresa consegue otimizar o fluxo de suas demandas com a organização dos mesmos para a obtenção de um maior comando em seu processo de venda, por exemplo, além da possibilidade de identificação da etapa em que o consumidor se encontra no funil de vendas, por meio das análises dessas informações em dashboards. Esse aspecto proporciona aos gestores mais agilidade na elaboração de estratégias para as negociações.

3-COMPREENSÃO SOBRE O CLIENTE

Conhecer o cliente é uma das finalidades do sistema de CRM, que coleta os dados e os organiza para a facilidade da empresa e é importante para qualquer negócio. O BI vai além e mostra as estratégias que sua equipe de vendas pode implementar para conquistar os resultados esperados. Isso só acontece com o detalhamento e o balanço realizado pelo BI, que poderá antever as reais vontades e necessidades de seus clientes, levando-os a desejar adquirir seu produto.

4-PREVISÃO DO COMPORTAMENTO DO CLIENTE

Prever o comportamento do cliente em suas futuras aquisições é muito importante para a estratégia da companhia que poderá direcionar sua equipe comercial a seguir de determinada forma, de acordo com as tendências de consumo examinadas pelos sistemas de BI e CRM conjuntamente. Isso proporciona à empresa um aumento de suas vendas, visto que esses softwares verificam os costumes de seus consumidores e interpretam todas essas informações, beneficiando o seu setor comercial em suas negociações.

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Fonte: Marketing Riosoft