Agregar inteligência à Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) com a utilização de um sistema CRM capaz de permitir a gestão rápida e prática das informações relevantes de seus clientes e possíveis clientes resulta em um aumento da produtividade. Com o CRM, é possível organizar os processos de vendas e controlar o fluxo de atividades, aprimorando sua estratégia comercial.
Para se destacar no mercado e diminuir a distância entre os consumidores e a sua empresa, a customização do processo de venda é estratégica. Para isto, o CRM a ser escolhido para a sua empresa deve oferecer recursos para a personalização do funil de vendas.
O CLIENTE MAIS PRÓXIMO
A jornada do cliente, iniciada antes mesmo da compra de um produto ou serviço, o funil de vendas, inclui desde a conscientização sobre o produto até o pós-venda e o compartilhamento da experiência com outras pessoas. É a metodologia da área de vendas, avaliada a partir das diferentes etapas de prospecção.
Adaptar o funil de vendas, entendendo as vantagens e os pontos negativos que envolvem o processo de compra, contribui para aumentar as vendas, para o retorno sobre o investimento e fideliza mais clientes. Personalizar a jornada de compra é uma oportunidade para se destacar no mercado e se aproximar do consumidor.
APRIMORE O CONTEÚDO
Ao romper com repetição de padrões engessados e incluir no funil de vendas customizações, a percepção do consumidor sobre a relação com a empresa ganha qualidade. Para ele, a empresa substitui o envio aleatório de conteúdo por atenção, com iniciativas para atender especificamente suas necessidades ou desejos. Mas, para acertar é preciso monitorar e interpretar as atividades do seu futuro cliente e conhecer melhor seus interesses. Esta proximidade é que vai garantir a conquista do cliente e mais vendas.
ACERTE NA PERSONALIZAÇÃO
Organize etapas – Estabeleça etapas do funil que correspondam ao processo de compra do cliente. Para criá-las, imagine como seu futuro cliente se comportaria e reagiria durante o processo de compra, suas curiosidades e motivações, os aspectos do produto que podem despertar interesse, quando apresentar e como motivar.
Reúna informações – Obtenha dados sobre seu futuro cliente, como nome, idade e preferências para tornar a relação mais pessoal e específica. Utilize o nome dele ao enviar conteúdo. São detalhes básicos que fazem a diferença.
Analise o conteúdo consumido – Monitore os interesses, páginas, conteúdos e e-mails que têm chamado a atenção, selecionado os assuntos aos quais o futuro cliente vem reagindo positivamente.
Interaja com as reações – Reações do futuro cliente no blog, por e-mail ou mesmo em produtos incluídos no carrinho de compra oferecem oportunidade para interações ou mesmo futuras campanhas e ofertas de novos produtos.
Conheça o Alvo CRM, da Riosoft. Acesse alvocrm.riosoft.com.br