0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

Relacionamento

Você sabe o que é SLA?

O atendimento ao cliente é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu negócio e, por isso, merece atenção. Além da elaboração de um processo organizado de atendimento, a empresa precisa definir SLAs. Mas você sabe o que isso significa? Nesse artigo, vamos te explicar tudo sobre SLA, quais seus benefícios, como defini-lo e como a utilização de uma ferramenta de Service Desk pode te ajudar (e muito!).

O que é SLA?

SLA é a sigla para o termo Service Level Agreement, ou Acordo de Níveis de Serviço, em português. Em resumo, é um documento que deixa claro todos os termos e obrigações, do contratante e do contratado, em relação à execução do serviço.

Quando aplicado no atendimento ao cliente, o SLA torna-se um diferencial, garantindo que o cliente receba a solução dentro do prazo, e o melhor, com qualidade e dentro dos termos acordados.

Com os SLAs é possível definir indicadores, como o de resposta, onde são definidos tempos para o primeiro atendimento à solicitação do cliente, e o SLA de conclusão, que controla o tempo que a empresa tem para resolução do chamado.

Por que utilizar SLAs?

Porque o SLA garante a qualidade dos serviços prestados. Ao definir no SLA os termos a serem cumpridos, é possível alinhar as expectativas da contratante e da contratada, trazendo mais transparência ao serviço oferecido.

Para a empresa contratada, o SLA também é uma ótima ferramenta de otimização do trabalho, já que o controle dos prazos é um importante aliado da gestão de projetos. Assim, as métricas definidas podem ser utilizadas para o direcionamento mais assertivo das equipes de trabalho.

Outro benefício da utilização do SLA é a fidelização. Com o SLA, a contratante consegue identificar se os prazos e termos estão sendo cumpridos. Em contrapartida, a empresa pode avaliar e medir a qualidade dos seus serviços, corrigindo possíveis erros no processo de atendimento, e aumentando, assim, a confiança e satisfação de seu cliente.

Como elaborar um SLA?

Os termos e indicadores de SLA podem variar de acordo com as necessidades das empresas envolvidas. No entanto, alguns pontos são genéricos e devem ser levados em conta durante a definição de um SLA de atendimento ao cliente:

– objetivos a serem alcançados;

– qualidade do trabalho e serviço prestado;

– tempo de atendimento, considerando a capacidade de resposta de seu time;

– eficiência do atendimento (indicadores de resultado).

Isso parece complicado, não? Por isso, contar com a um eficiente sistema de Service Desk pode ser o diferencial competitivo de sua marca. Com uma demanda crescente, a utilização de ferramentas de gestão de atendimento tornou-se essencial para garantir a melhor experiência a seus clientes.

O Alvo Desk é um software de gestão e automação de SAC 100% online. Com ele você pode gerenciar processos e controlar o tempo de atendimento por meio de SLAs personalizadas, que podem ser cadastradas com base em diversos calendários de controle (horários, feriados, pausas de almoço) e de acordo com os tipos de tickets. Por exemplo, para um ticket de dúvida, o tempo para o primeiro atendimento pode ser de 1 hora e o tempo total para atendimento de 2 horas. No entanto, um ticket que exija uma manutenção ou correção e tenha um grau de severidade maior, pode ter como primeiro tempo 1 hora e como tempo total para resolução do ticket o prazo de 10 horas.

O sistema já apresenta calendários pré-configurados, ou seja, você não precisa cria-los do zero, basta editar os existentes, adequando os SLAs à necessidade de sua empresa.  Além disso, o Alvo Desk apresenta um questionário inteligente para definição automática do tempo de atendimento e prioridade de um chamado, com opções de abertura de chamados através de URA telefônica ou pelo portal do cliente.

E o melhor! As principais informações dos chamados podem ser visualizadas por dashboards e você pode obter indicadores de resultados através de relatórios completos, garantindo a eficiência e qualidade do atendimento.

Leia Mais
LGPD – Prevenir ou remediar?

A sigla LGPD significa Lei Geral de Proteção de Dados e prevê a responsabilidade das organizações em relação à segurança, privacidade e autorização dos indivíduos quanto à utilização de suas informações pessoais.

Leia Mais
Personalize seus funis de vendas no CRM e aproxime sua empresa dos futuros clientes

Agregar inteligência à Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) com a utilização de um sistema CRM capaz de permitir a gestão rápida e prática das informações relevantes de seus clientes e possíveis clientes resulta em um aumento da produtividade. Com o CRM, é possível organizar os processos de vendas e controlar o fluxo de atividades, aprimorando sua estratégia comercial.

Leia Mais
Sistemas de Service Desk – Fundamental para o Home Office

Em meio à pandemia da Covid-19, muitas empresas precisaram adotar medidas protetivas para assegurar o bem-estar de seus colaboradores e a continuidade de suas atividades, optando pelo Home Office como estratégia para amenizar os impactos que essa doença poderia causar aos seus negócios, já que a recomendação feita pelo ministério da saúde era de que as pessoas não saíssem de suas casas a fim de evitar a disseminação do vírus.

Leia Mais
4 indícios de que seu negócio precisa de uma Gestão de Frotas

Quem lida com transporte de mercadorias sabe o quanto é desafiador controlar diariamente todas as atividades referente às frotas como, por exemplo, sua manutenção, o abastecimento dos veículos, o mapeamento das rotas usadas pelos motoristas, entre outras. Tudo isso, reflete diretamente na produtividade e qualidade das entregas, além de impactar nas finanças da empresa de maneira positiva ou negativa, dependendo de como é gerenciado.

Leia Mais
Controle em tempo real os tickets de atendimento abertos e reduza a espera dos clientes

Ao centralizar o atendimento em uma única plataforma, a empresa reduz as dificuldades do consumidor para entrar em contato em busca de informações, serviços ou solucionar um problema. Oferecer um atendimento qualificado, ao qual o consumidor se sinta confortável em recorrer, destaca a empresa em um universo onde o mais comum é a negligência. Ser bem atendido fideliza os clientes e abre muitas perspectivas de negócio.

Leia Mais
INDÚSTRIA 4.0 – Impactos no seu negócio

A criação de máquinas a vapor até o avanço de tecnologias computadorizadas foram algumas das revoluções industriais que passamos ao longo da história e tiveram um efeito positivo no desenvolvimento dos processos manufaturados como um todo. Agora, prosseguimos para a mais recente revolução, chamada de Indústria 4.0, que impacta o mercado econômico com uma nova visão de fábricas inteligentes.

Leia Mais
Os benefícios de um sistema CRM para sua empresa

Conquistar clientes novos, aumentar as vendas, cumprir com os compromissos da agenda são alguns dos objetivos que todo gestor quer alcançar em sua empresa e, para isso, nada melhor do que utilizar ferramentas e serviços que auxiliem na concretização desses anseios. Um sistema de CRM, por exemplo, possibilita a qualificação de diversos tipos de clientes com base em seus perfis e suas preferências, além de mensurar sua satisfação, o que garante um prolongado contato com os consumidores e auxilia sua equipe de marketing e de vendas a ter melhores resultados. Dessa forma, elencamos abaixo quatro benefícios importantes que o CRM pode proporcionar a sua empresa.

Leia Mais
Algumas dicas importantes para turbinar seu negócio em 2020

Administrar uma empresa nem sempre é uma atividade fácil e para isso, é necessário sempre pensar em formas de impulsionar seu negócio com o aumento da produtividade, redução de custos e de tempo com as tarefas diárias.

Leia Mais
Service Desk – Retorno garantido sobre o investimento

Já observou alguma empresa na atualidade que não utiliza os serviços da Tecnologia da Informação (TI)? Até negócios menores usam a tecnologia para impulsionar seus negócios pois, em um mercado competitivo como o nosso, é importante a utilização de meios para lidar com a concorrência.

Leia Mais