0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

CRM e Vendas

FAQ em sistemas de Service Desk

Atender perguntas repetidas nos vários canais de comunicação com o público pode estar prejudicando sua relação com cliente e fornecedores. O tempo gasto em explicações sobre dúvidas semelhantes poderia ser utilizado para solucionar problemas mais complexos ou, principalmente, para atrair novos clientes e oportunidades de negócio. Resolver este dilema é simples. Recorra ao conhecimento inteligente oferecido pelo seu Service Desk e crie um FAQ (do inglês Frequently Asked Questions).

Se você usar a criatividade e recursos dos seus próprios sites e blogs é possível criar um espaço dinâmico e atrativo, diferenciado das estruturas mais conservadoras, com longos textos desanimadores para os clientes. Os recursos necessários para a criação de um FAQ estão disponíveis nos conteúdos de sua empresa, organizados em informações sobre os produtos por meio de  textos, e-books, vídeos, entre outros.

Aproveite a oportunidade de comunicação com o cliente e inclua no FAQ informações preliminares sobre as condições de venda dos seus produtos ou serviços e estabeleça desde esse primeiro contato as políticas importantes para o sucesso do negócio, oferecendo informações sobre trocas, entrega, validade, entre outras.

Organize textos explicativos, em linguagem clara e correta e, dependendo do seu público, imprima uma característica mais formal ou informal às respostas ou coloque uma versão na língua estrangeira mais recorrente em seu negócio. Os textos devem ser objetivos, com todas as informações necessárias para o cliente chegar à solução sozinho. Acompanhe o passo a passo:

1 – Selecione as perguntas: com base nos vários canais de relacionamento com o cliente, reúna as dúvidas mais frequentes e inclua questões que gostaria de oferecer antecipadamente, relacionadas à política da empresa. 

2 – Organize as questões por temas: para tornar a busca por respostas mais ágil, classifique as questões por assuntos e, por meio de subtópicos, expanda para questões mais específicas em cada um dos temas.

3 – Respostas objetivas: mantenha a objetividade em cada resposta e recorra a vídeos, links, e-books, prints de telas, entre outros recursos, para ilustrar a explicação. Procure oferecer um ambiente amigável, ao qual o cliente sinta-se confortável em recorrer.

4 – Visibilidade para o FAQ: assegure-se de que o FAQ está acessível, com ícone na home, nas páginas de compra e contato. Direcione, a partir de termos das respostas, para conteúdos já divulgados em seu site ou blog e ofereça ao cliente toda a informação produzida pela empresa através do acesso ao FAQ.

5- Mantenha as perguntas atualizadas: determine um prazo para atualizar as perguntas do FAQ, incluindo e substituindo soluções para satisfazer novos interesses do público ou abordar produtos lançados pela empresa.

Conheça o AlvoDESK, da Riosoft. Clique aqui!

Fonte: Marketing Riosoft

Leia Mais
CRM: recursos essenciais para campanhas corporativas

O CRM “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema essencial, presente em boa parte das empresas. Com diversas aplicações, os recursos dos CRMs combinados eficientemente podem potencializar diferentes setores da empresa. Para além das aplicações operacionais, os CRMs utilizados plenamente podem contribuir para aprimorar a estratégia comercial da empresa.

Sua empresa está utilizando todas as potencialidades do CRM em uso?
O CRM cria uma rede cujas interseções apontam para a estratégia comercial e permitem aprimorar as ações objetivando a venda. Para desenvolver a estratégia comercial, aposte nas campanhas corporativas para ganhar visibilidade, boa reputação e credibilidade para a marca. As campanhas corporativas têm um público variado, podendo ser direcionadas ao mercado em geral, a determinados clientes ou a todos, a parceiros e investidores, entre outros.

Para sintonizar público e mensagem, o CRM oferece recursos para a segmentação eficiente, reunindo características a partir dos perfis dos clientes ou grupos a serem atingidos com a mensagem da campanha. A partir da segmentação, a escolha do meio para transmissão da mensagem também contribui para o sucesso da campanha.

LANDING PAGES
Uma das opções de comunicação com cliente oferecidas pelo CRM é a criação de landing pages personalizadas, que visam transformar o visitante, leitor ou seguidor em um cliente. Com objetividade, em poucos passos o visitante é atraído por uma oferta e direcionado para o preenchimento do formulário.

Dentro do CRM você encontra recursos para orientar adequadamente a elaboração da landing pages, de acordo com a etapa da jornada de compra na qual a ferramenta será inserida. Se o objetivo for atrair visitantes ainda nas primeiras etapas, crie títulos relacionados com palavras-chaves como “dicas”, “como fazer”, “guia” etc. Se a landing page for direcionada para seguidores mais próximos do final do funil de vendas, aposte em palavras-chaves como “desconto”, “preço”, “comparativo” etc.

E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing conseguiu restabelecer seu protagonismo a partir da oferta voluntária dos endereços, obtidos durante a conversão dos leads. Com uma comunicação autorizada com o cliente e mensagens relevantes, o e-mail marketing deixou para trás o caráter invasivo e o conteúdo desnecessário.

O e-mail tem alcance previsível e selecionável, é flexível, permitindo o uso de imagens, GIFTs e textos, é barato e pode ser utilizado nas diferentes etapas de venda.

SMS
Disponível em telefones celulares, o SMS (Short Message Service) é um recurso rápido e ágil para chegar ao cliente com mensagens de até 160 caracteres. Permite uma boa segmentação, embora possa ser tarifado dependendo do plano contratado pela empresa com a operadora de telefonia.

MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS
As ferramentas dos CRMs também podem ajudar no monitoramento das redes sociais, uma tarefa incontornável das empresas. Utilize as diversas funcionalidades para estabelecer os melhores horários para postagem, agendar posts e extrair relatórios de monitoramento para apresentações e para orientar decisões, optando por priorizar gráficos ou textos. Compare períodos anteriores e acompanhe métricas como volume de menções, volume por sentimento, share por rede social e volume por assunto.

Fonte: Marketing Riosoft

Leia Mais
As oportunidades no atendimento ao cliente

Atender bem o cliente é um dos segredos mais antigos para o bom desempenho das empresas. A internet, os dispositivos móveis e as redes sociais amplificaram essa máxima, tornando-a quase absoluta. Atender bem é atender a qualquer hora, por qualquer canal e oferecer soluções com agilidade.

As empresas passaram a relacionar-se com os clientes pelos mais diversos canais – redes sociais, sites, serviço de atendimento ao consumidor, chats, telefones e e-mails. Para as demandas se converterem em relações positivas e oportunidades de novos negócios é necessária a sistematização das rotinas destas atividades.

As informações fornecidas pelos clientes estão sendo valorizadas?
Para processar os vários esforços em relação às necessidades dos clientes, as empresas a estes tipos de sistema (service-desk), sistemas capazes de centralizar as solicitações, esclarecimentos, reclamações e registros de problemas relacionados aos produtos e serviços da empresa.

Ao organizar e sistematizar as informações dos contatos com os clientes, a empresa vai além de atender bem. Ela cria oportunidades. Oportunidades para aprimorar seu empreendimento, para reduzir custos, padronizar e acompanhar os serviços de atendimento.

Quer mais segurança nas relações com os clientes?
Os procedimentos da empresa com o cliente externo e para atender as próprias demandas entre setores, em especial com a equipe de TI, está configurado em SLAs (Acordo e Níveis de Serviço) personalizados, que formalizam previamente em qual tempo a empresa prestará o serviço com o qual está se comprometendo. O SLA deve ser definido e acompanhado por todos os envolvidos e é uma referência em caso de discordância ou dúvida.

Use os dados dos contatos para alimentar o BI
Fonte de informações indispensáveis, os contatos com os clientes, centralizados e processados, convertem-se em dados de grande relevância. Alimentam a plataforma do Business Intelligence que extrai relatórios usados para orientar decisões e estabelecer desafios na empresa. Convertidos em painéis com métricas, estes dados permitem acompanhar o desempenho e a velocidade com que as metas estão sendo alcançadas.

Como reduzir o número de chamados?
Os assuntos mais frequentes no atendimento ao cliente também podem orientar a elaboração das dúvidas a serem incluídas no FAQ (Frequently Asked Questions), ao qual os clientes podem recorrer para solucionar problemas, reduzindo a necessidade de contato com a Central de Serviços e, por consequência, o número de chamados.

Melhore a comunicação com equipe de TI
Outra aplicação dos service-desks é na comunicação para solicitação de serviços às equipes de TI. Com interface gráfica amigável e formulários de fácil preenchimento, o usuário fornece informações importantes para tornar o atendimento mais rápido e eficiente. O ticket é encaminhado automaticamente para o grupo responsável por providenciar soluções. Também automaticamente, o software informa o autor da solicitação sobre o tempo necessário para o atendimento e a classificação de prioridade de acordo com a natureza do serviço.

Leia Mais
Riosoft relança Pitacos e bolão digital do Mundial da Rússia 2018 vai premiar melhor palpiteiro com TV 4K 55”

Com versão gratuita para até 10 participantes, a Riosoft lança novamente para o Mundial de Futebol  2018 o www.pitacosonline.com.br, bolão digital de grupos destinado aos palpiteiros de plantão.

Leia Mais
Infini Mídia utilizará a solução integrada Alvo ERP + CRM, da Riosoft

A Infini Midia é a editora responsável pelas publicações das Revistas “Carro” e “O Mecânico” que são referências no setor. A empresa utilizará a solução integrada Alvo CRM com o módulo financeiro do Alvo ERP, hospedados na Cloud Riosoft na modalidade SaaS.

Leia Mais
Conquiste seu cliente em apenas 5 passos
Conquiste seu cliente em apenas 5 passos

Conquiste seu cliente em apenas 5 passos

Um ingrediente importante para o sucesso das empresas é possuir clientes fiéis, que funcionam como disseminadores de uma imagem positiva da marca, o que permite à empresa construir a confiança e a lealdade dos consumidores, além de impactar positivamente nas vendas.

Leia Mais
Tam e Tam Viagens são empresas oficiais da Rio 2016

Tam e Tam Viagens são empresas oficiais da Rio 2016

A Tam Linhas Aéreas e a Tam Viagens anunciaram que são as empresas oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecerá entre 5 e 21 de agosto do próximo ano. A Tam também apóia os Jogos Paraolímpicos Rio 2016, de 7 a 18 de setembro. Juntos, eles vão reunir mais de 15 mil atletas de 205 países em quase 700 provas de 42 esportes olímpicos e 23 paralímpicos.

Leia Mais
TAM venderá pacotes com ingressos para Olimpíadas 2016

TAM venderá pacotes com ingressos para Olimpíadas 2016

A TAM anunciou nesta segunda-feira (29) que será a transportadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e que a TAM Viagens será a operadora oficial do evento. Isso significa que a companhia aérea será a responsável por trazer a Tocha Olímpica de Atenas, na Grécia, para o Brasil e que ela movimentará a equipe do comitê organizador das Olimpíadas.

Leia Mais
CRM pós-venda
Gestão de Pessoas: a importância do pós-venda no CRM

Gestão de Pessoas: a importância do pós-venda no CRM

Uma das grandes dúvidas dos vendedores após a efetivação da compra refere-se a como fidelizar o cliente.  Muitos acreditam que o ciclo de vendas se encerra após a venda, não sendo mais necessário nenhum outro processo. Por esse motivo trataremos neste texto sobre a importância e as vantagens de se ter um atendimento pós-venda em sua empresa, pois não basta conquistar novos clientes, é preciso torná-los satisfeitos e fiéis para que sua marca se torne uma referência.

Leia Mais