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Leads

CRM: recursos essenciais para campanhas corporativas

O CRM “Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um sistema essencial, presente em boa parte das empresas. Com diversas aplicações, os recursos dos CRMs combinados eficientemente podem potencializar diferentes setores da empresa. Para além das aplicações operacionais, os CRMs utilizados plenamente podem contribuir para aprimorar a estratégia comercial da empresa.

Sua empresa está utilizando todas as potencialidades do CRM em uso?
O CRM cria uma rede cujas interseções apontam para a estratégia comercial e permitem aprimorar as ações objetivando a venda. Para desenvolver a estratégia comercial, aposte nas campanhas corporativas para ganhar visibilidade, boa reputação e credibilidade para a marca. As campanhas corporativas têm um público variado, podendo ser direcionadas ao mercado em geral, a determinados clientes ou a todos, a parceiros e investidores, entre outros.

Para sintonizar público e mensagem, o CRM oferece recursos para a segmentação eficiente, reunindo características a partir dos perfis dos clientes ou grupos a serem atingidos com a mensagem da campanha. A partir da segmentação, a escolha do meio para transmissão da mensagem também contribui para o sucesso da campanha.

LANDING PAGES
Uma das opções de comunicação com cliente oferecidas pelo CRM é a criação de landing pages personalizadas, que visam transformar o visitante, leitor ou seguidor em um cliente. Com objetividade, em poucos passos o visitante é atraído por uma oferta e direcionado para o preenchimento do formulário.

Dentro do CRM você encontra recursos para orientar adequadamente a elaboração da landing pages, de acordo com a etapa da jornada de compra na qual a ferramenta será inserida. Se o objetivo for atrair visitantes ainda nas primeiras etapas, crie títulos relacionados com palavras-chaves como “dicas”, “como fazer”, “guia” etc. Se a landing page for direcionada para seguidores mais próximos do final do funil de vendas, aposte em palavras-chaves como “desconto”, “preço”, “comparativo” etc.

E-MAIL MARKETING
O e-mail marketing conseguiu restabelecer seu protagonismo a partir da oferta voluntária dos endereços, obtidos durante a conversão dos leads. Com uma comunicação autorizada com o cliente e mensagens relevantes, o e-mail marketing deixou para trás o caráter invasivo e o conteúdo desnecessário.

O e-mail tem alcance previsível e selecionável, é flexível, permitindo o uso de imagens, GIFTs e textos, é barato e pode ser utilizado nas diferentes etapas de venda.

SMS
Disponível em telefones celulares, o SMS (Short Message Service) é um recurso rápido e ágil para chegar ao cliente com mensagens de até 160 caracteres. Permite uma boa segmentação, embora possa ser tarifado dependendo do plano contratado pela empresa com a operadora de telefonia.

MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS
As ferramentas dos CRMs também podem ajudar no monitoramento das redes sociais, uma tarefa incontornável das empresas. Utilize as diversas funcionalidades para estabelecer os melhores horários para postagem, agendar posts e extrair relatórios de monitoramento para apresentações e para orientar decisões, optando por priorizar gráficos ou textos. Compare períodos anteriores e acompanhe métricas como volume de menções, volume por sentimento, share por rede social e volume por assunto.

Fonte: Marketing Riosoft

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Infini Mídia utilizará a solução integrada Alvo ERP + CRM, da Riosoft

A Infini Midia é a editora responsável pelas publicações das Revistas “Carro” e “O Mecânico” que são referências no setor. A empresa utilizará a solução integrada Alvo CRM com o módulo financeiro do Alvo ERP, hospedados na Cloud Riosoft na modalidade SaaS.

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Lead é uma forma de qualificação de um contato e o esforço do setor de marketing das empresas para gerar leads, quando acompanhando pelo comercial, resulta em novos clientes.

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5 passos para gerar uma lista de leads

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Como já falamos em outros posts, a geração de leads é uma das etapas mais importantes do Funil de Vendas, pois é a partir dela que a empresa consegue atrair e levantar informações dos possíveis clientes. Uma das formas de realizar essa geração é através de listas de e-mails, montadas com as informações capturadas pelas Landing Pages (ou Páginas de Captura). A partir da lista de e-mails é possível trabalhar o relacionamento com seus potenciais compradores, informando-os de novidades e conteúdos relevantes para seu negócio. Mas como gerar uma boa lista de e-mails? Para solucionar essa questão devemos seguir alguns passos:

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Descubra a diferença entre suspects, leads, prospects e leads qualificados

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Uma das grandes dúvidas relacionadas ao funil de vendas está na diferença entre suspects, prospects e leads. Cada um deles se refere ao cliente que se encontra em determinada etapa do funil. O fato é que existe uma grande confusão no mercado em relação a esses termos, sendo que muitas vezes nem os próprios profissionais da área conseguem explicá-los. Qual será então a diferença entre eles?

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O que é e como funciona o Funil de Vendas

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Entendido como uma representação das fases de compra do consumidor, o Funil de Vendas tem o objetivo de ajudar a empresa a melhorar o planejamento das estratégias de geração e nutrição dos leads. Em outras palavras, esse esquema tenta explicar o processo do consumidor desde a descoberta da empresa ou produto até a efetivação da compra, direcionando o conteúdo adequado a cada fase do lead. A figura abaixo mostra a representação do Funil de Vendas:

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Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de Leads

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Antes de discutirmos sobre o gerenciamento de leads precisamos entender o que eles significam. Leads se referem aos possíveis clientes de uma empresa, ou seja, a alguém que já demonstrou interesse e teve contato com a empresa mas ainda não é considerado um cliente potencial. O Lead (ou Lead Manegement) é muito importante para o sucesso e disseminação do CRM, se configurando, portanto, como uma oportunidade de negócio para a empresa.

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