0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

Sistema de folha de pagamento reduz custos e previne erros

As rotinas da folha de pagamento exigem das empresas grande atenção. Reunir informações trabalhistas de cada funcionário para o cálculo do pagamento é fundamental para o controle das obrigações operacionais, fiscais, contábeis e trabalhistas, prevenindo eventuais questionamentos judiciais.

A precisão e a prevenção de erros e retrabalho tem levado as empresas a buscarem soluções tecnológicas para a folha de pagamento, reduzindo custos e liberando para outras funções boa parte dos integrantes das equipes anteriormente voltadas para essa função.

Vinculado às ferramentas de controle de ponto, o sistema de folha de pagamento registra a situação individual de cada colaborador, como também as regras trabalhistas e sindicais em que cada um se insere além da política de benefícios da própria empresa.

Cálculo individualizado

Individualmente, é possível fixar lançamentos, verbas fixas por funcionário, calcular automaticamente o desconto do vale-transporte, pensão alimentícia (respeitando o desconto do IR como dedutível do cálculo da pensão e vice-versa), controlar os descontos de adiantamentos salariais parcelados, empréstimo consignado, planos de saúde (titular e dependentes), plano médico ou odontológico, gratificações por anuidades, (apurando tempo de serviço com tratamentos relativos às faltas, afastamentos, averbações) e controlar a concessão de Auxilio Creche, entre outros.

Controle de acordos e exigências sindicais

As obrigações sindicais e provenientes de acordos podem ser contabilizadas com o cálculo automático das diferenças salariais em casos de dissídio coletivo (um ou mais meses de atraso), inclusive diferença de férias e rescisões e com o cálculo das médias configuradas por sindicato, parametrização específica para férias, rescisão e 13º salário.

Gestão das obrigações trabalhistas e direitos

Exigências trabalhistas também são lançadas de forma inteligente, com registro de controle de licença maternidade normal, adoção, 180 dias e casos especiais para funcionários do sexo masculino. Também são automaticamente calculados adicionais de transferência, insalubridade, periculosidade, afastamentos, provisões, férias e 13º Salário, inclusive com médias e afastamentos.

Maior agilidade para a folha de pagamento

Outras funcionalidades trazem grande agilidade para a elaboração da folha de pagamento. É possível, por exemplo, calcular folha de pagamento complementar, folha de Pró-labore, folha de autônomos, folha de estagiários e controlar os cargos em comissão e as gratificações de função.

O sistema de folha de pagamento deve apresentar interface para integração com as soluções tecnológicas dos setores contábil e financeiro e permitir o rateio por centros de custos. Outra funcionalidade indispensável é o envio do envelope de pagamento e informe de rendimentos por e-mail. 

Conheça o sistema MixRH, da Riosoft e surpreenda-se com o que pode ser feito por sua empresa!

Fonte: Marketing Riosoft