0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

Sistema de gestão de pessoas: talento e competitividade para a empresa

Adotar processos inteligentes também no setor de RH, por meio de sistemas de gestão de pessoal, é uma prática comum nas empresas. Porém, é possível que alguns dos muitos recursos oferecidos pelo seu sistema estejam sendo negligenciados, com impacto direto no desempenho e na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, na competitividade de sua empresa.

Os sistemas de RH vão além das operações básicas relacionadas à gestão de cargos e salários, contribuindo com a equipe de RH na avaliação de desempenho e, consequentemente, aprimorando os processos de identificação, desenvolvimento e retenção de talentos na empresa. Também são fonte de dados indispensáveis para uma gestão inteligente, baseada em análises em tempo real.

Confira as principais vantagens dos sistemas de RH:

1 – Maior eficiência na gestão
Ferramentas tecnológicas, comprovadamente seguras e eficientes, permitem incluir no sistema marcadores de datas estratégicas tanto para a empresa quanto para cada funcionário. O RH pode, assim, preparar previamente o treinamento de determinado setor e controlar o período de férias dos funcionários para assegurar a produtividade.

Certas operações de RH relacionadas aos cargos e salários também podem ser automatizadas para eliminar longas horas de conferência e retrabalho, liberando a equipe de RH para outras atividades.

O sistema de RH tem a vantagem de manter sob sigilo as informações estratégicas do setor, seguramente armazenadas em servidores locais ou remotos e protegidas por senhas e criptografia. A segurança desses dados também atende às exigências legais e fiscais de arquivamento, podendo ser acessados quando necessário sem o risco de perda.

Com o acesso ágil às diversas informações sobre cada colaborador reunidas em uma única solução tecnológica, a produtividade da equipe ganha também em qualidade, sendo possível recorrer a muitas funcionalidades dos sistemas de RH, automatizando solicitações como adiantamentos, folgas, férias, entre outras, com as permissões necessárias para a aprovação do gestor.

2- Informações estratégicas para decisões
A automatização e estruturação dos processos do RH permite aos gestores da empresa o acesso a um universo de informações estratégicas para prevenir situações de risco, elaborar planos de ação e aprimorar o desempenho e a competitividade. Com a automatização dos processos de RH, é possível contar com a contribuição da equipe de RH para consultorias internas e parcerias estratégicas para a tomada de decisões.

O acesso a informações sobre a organização e a análise de tendências são aprimoradas, permitindo que os gestores acompanhem processos de contratação, verificando a sintonia com os requisitos estabelecidos, e avaliem os processos de desenvolvimento dos colaboradores, assim como a necessidade de treinamento. Nessa trajetória, a liderança se aproxima dos processos de análise, decidindo com maior autonomia e assertividade, impactando positivamente a produtividade da empresa.

3- Treinamento e integração de metas
Integrar o setor de RH às metas estabelecidas pela empresa é uma tarefa que exige acompanhamento. As métricas são indicadores de acompanhamento capazes de oferecer informações importantes sobre a velocidade com que o RH está cumprindo as metas, permitindo ajustes e/ou adoção de novos caminhos para alcançar os resultados desejados.

O treinamento deve disparar o processo de alcance da meta. Após integração das metas nos treinamentos, os sistemas de RH oferecem recursos para o acompanhamento e a medição do desempenho, com a inclusão e participação dos colaboradores no processo. Ao compartilhar metas e o processo de aferimento, o setor de RH divide com os colaboradores a responsabilidade de atingir os objetivos, tornando clara a expectativa em relação a cada um e ampliando o engajamento e disposição para o trabalho em equipe.

4- Reconhecimento de talentos
Identificar os talentos entre os colaboradores para retê-los e promover o desenvolvimento de suas qualidades é uma das tarefas mais importantes do RH, implicando na posterior composição de cargos dentro da empresa. Esse processo tem início ainda no recrutamento e na seleção, com a discernimento do perfil adequado e das habilidades necessárias para a empresa.

A trajetória, a aquisição de conhecimentos e o crescimento dos colaboradores são visualizados com mais facilidade por meio dos sistemas de gestão de pessoas, assegurando maior assertividade às decisões tomadas sobre seleção e identificação de talentos e, consequentemente, mais qualidade na composição do quadro de pessoal.

5 -Avaliações e feedbacks
Outra possibilidade disponível para os colaboradores pelos sistemas de RH é o acesso a dados importantes, como a descrição de seu cargo, as metas, avaliações e feedbacks, além de poderem atualizar suas informações individuais relevantes para a empresa, incluindo novas habilidades, competências e conhecimentos adquiridos.

As avaliações disponibilizadas pelo sistema de RH seguem padrões e são realizadas por diferentes perfis (clientes, funcionários, etc.), podendo ser acessadas pelos gestores em um histórico de análises detalhadas.

Conheça o MixRH, da Riosof. Clique aqui!

Fonte: Marketing Riosoft