Seja um parceiro

EaD

Conheça alguns de nossos cases de sucesso

A Bomax é uma empresa paulista que há 20 anos fabrica equipamentos para movimentação e transferência de líquidos. São bombas, agitadores, misturadores e uma infinidade de outros produtos como filtros e tanques. A empresa percebeu que reduzir custos e aumentar a produtividade só seria possível com a integração de seus dados.

A solução veio com a Riosoft através do Apolo. O sistema implementado na Bomax foi capaz de trazer melhoras significativas como racionalização das tarefas, agilidade na distribuição das informações, confiabilidade, redução de erros e custos, acompanhamento dos processos em tempo real e muito mais.

Com o uso de palmtops, os chamados computadores de mão, foi possível acompanhar o dia a dia dos vendedores, o que possibilita total integração no banco de dados da empresa. A Bomax, considera que a Riosoft, através do Apolo, teve participação decisiva neste processo, uma vez que a empresa já havia passado pela implantação de três sistemas e nenhum deles chegou a atender em sua plenitude.

Por ser um programa extremamente polivalente, o Apolo pode ser usado em qualquer segmento, sendo adequado ao perfil de cada cliente.

Há 20 anos no mercado a Cartrom é uma indústria de conversão de caixas e acessórios de papelão ondulado e de sistemas híbridos de embalagens. A empresa oferece ao mercado soluções econômicas e inteligentes para a proteção e o acondicionamento dos mais variados tipos de produtos.

Para melhor atender as necessidades dos clientes, os produtos são divididos em categorias. A Linha Convencional engloba todos os tipos de caixa de papelão e acessórios projetados para garantir a melhor proteção do produto. Para quem busca soluções com inteligência e economia, tem à disposição a Linha Sec, que oferece embalagens adequadas às necessidades de cada projeto além de inúmeros benefícios. A Linha Prime, agrega à qualidade já conhecida do produto o impacto visual do mundo das cores com a estruturação das embalagens. Há ainda a Linha Supply, que oferece todos os sistemas de embalagens industriais necessários à proteção de produtos, aliados aos custos compatíveis em função da escala de compras.

Desde sua fundação a Cartrom investe em tecnologia para criar produtos e serviços com a qualidade exigida pelos clientes, contando com um parque fabril de última geração e uma equipe de colaboradores que se mantém continuamente treinada e atualizada.

Detectando problemas

Ao longo da história da empresa, diretrizes estratégicas fundamentaram as ações dos Grupos de Gestão Cartrom, que analisam o seu desempenho por meio de indicadores, viabilizando a evolução permanente na tomada de decisões. Tudo isso consolida um modelo de gestão de excelência tornando-se referência positiva no segmento de embalagens.

Porém, o sistema de gerenciamento informatizado não acompanhou a ascensão da empresa, que tem como objetivo investir em recursos tecnológicos, visando proporcionar segurança nas decisões e velocidade de comunicação com os clientes.

De acordo com Roberto Lacombe Trombini, Diretor Executivo da Cartrom, faltava segurança e confiabilidade dos dados. Além disso, as possibilidades de criação de SIG (Sistema de Informações Gerenciais) eram limitadas. Foi aí que o Grupo sentiu a necessidade de implantar um sistema para gestão empresarial (ERP) capaz de solucionar as dificuldades, tanto tecnológicas quanto de informação.

Fidare – Parceria de Sucesso

Visando solucionar o problema, a empresa diagnosticou, com a ajuda da Fidare Company – empresa que presta consultoria para melhor gestão de negócios, a necessidade de um sistema capaz de solucionar as dificuldades, tanto tecnológicas quanto de informações.

A Fidare Company já atuava como parceira da Cartrom na elaboração, na implantação e na consolidação do SIG como consultoria, considerando sua experiência profissional em assuntos de TI e consultoria de gestão.

Em uma feira em São Paulo, tiveram contato com o sistema Apolo, da Riosoft. Desta forma, o Apolo foi demonstrado para a Cartrom através da Fidare como melhor sistema para solucionar as dificuldades e necessidades encontradas na empresa.

Este era o momento certo, afinal a empresa estava com um Planejamento Estratégico aprovado, de forte crescimento.

Satisfação e reconhecimento

Atualmente a empresa passa por um processo de evolução do SIG e já conseguiu grande evolução tecnológica e na tomada de decisão, com ouso da inteligência de negócio implantada e consolidada.

Na opinião do Diretor Executivo da Cartrom, o Apolo surpreende e mostra excelentes resultados na integridade de dados, integrações dos módulos e regras de negócio, inteligência dos processos tributários, financeiros, custos e formação do preço de venda. “Para empresas de nosso tamanho, o custo benefício do Apolo é ótimo, além de todos os destaques acima expostos”, diz

A Conab foi fundada em 1959, sendo líder em seu segmento de mercado. Em sua sede com 3.000 m² de área construída, com 110 funcionários diretos e terceirizados e com inúmeros clientes atendidos, a Conab é hoje a maior empresa de manutenção de bombas hidráulicas a condomínios do país. Por isso mesmo ela necessita de um funcionamento interno eficiente, desde o cadastro de seus clientes até faturamento, logística e estoque. O sistema Apolo, da Riosoft, faz parte do crescimento da Conab.

No início a empresa usava um sistema próprio de ERP . “Mas percebemos que ele tinha suas limitações, algo que não ocorre com o Apolo”, afirma Hamilton Bertolucci, diretor da empresa.

Através de contratos de manutenção, zeladores e síndicos contam com a comodidade e segurança de ter o sistema de bombas de seus condomínios em perfeito estado.

Seguindo uma rigorosa programação mensal, técnicos especializados efetuam a manutenção preventiva e avaliam o estado e funcionamento de toda a parte hidráulica e elétrica das bombas dos clientes. O contrato também prevê a manutenção corretiva, em caso de reparo nos equipamentos, com atendimento imediato.

Esse tipo de procedimento torna-se muito mais fácil e rápido com o Apolo. Com os departamentos integrados é possível saber quais clientes necessitam de visitas naquele mês, por exemplo. Ao todo são 48 microcomputadores utilizando o sistema. “Com o Apolo nós mantemos, desde 2001, um controle mais efetivo de todos os nossos procedimentos”, completa Bertolucci.

Os resultados apareceram rápido, com dois prêmios consecutivos de qualidade dados pelo Secovi, um dos maiores sindicatos do ramo imobiliário da América Latina.

A Conab especifica de forma transparente todos os serviços e peças que serão utilizadas no condomínio, deixando claro preços, quantidades, marcas e modelos. Assim, síndicos e moradores têm total controle dos custos. Além disso, através do seu volume de compra, a Conab obtêm melhores preços, repassando descontos para seus clientes.

Criada inicialmente para dar suporte às exigências da recém instalada Diocese de Colatina, em 1992, a Cordis iniciou como livraria. Fornecia subsídios pastorais para as comunidades diocesanas e, posteriormente, paramentos e objetos para as celebrações litúrgicas, consolidando-se como uma fonte de captação de recursos para a diocese.

Vieram o crescimento e a diversificação e, atualmente, o Grupo Cordis tem confecção própria de paramentos, alfaias e vestes litúrgicas, fabrica objetos litúrgicos e móveis de madeira, ferro e granito, mobilizando uma rede local de artesãos especializados. Comercializa e distribui seus produtos para todo o país, além de marcar presença em grandes eventos religiosos e feiras especializadas. Também atende seus clientes pelo sistema de televendas e pela Loja Virtual. Mantém ainda, no centro da cidade de Colatina, no Espírito Santo, uma loja de 300 m², onde oferece centenas de itens, entre eles uma grande variedade de livros. Desafio da integração e agilidade Ampliadas e fracionadas suas atividades, o Grupo Cordis foi confrontado com a necessidade de aprimorar a gestão, utilizando os recursos da tecnologia de informação para integrar os diversos setores e automatizar rotinas. Um longo caminho começou a ser percorrido, com pesquisas de campo e análises para a escolha de um sistema capaz de atender as necessidades do grupo, integrando e gerenciando rotinas da Mitra Diocesana (sede administrativa da Diocese), Cáritas (entidade que cuida dos projetos sociais da Diocese) e das 30 paróquias, espalhadas por 17 municípios do noroeste capixaba, que compõem a Diocese de Colatina.

“A decisão foi pautada na robustez e capacidade de integração demonstrada pelo sistema, possibilitando pleno gerenciamento das empresas do grupo e dos diversos departamentos de cada unidade”, afirma o gerente administrativo da Cordis, Marcos Casotti, referindo-se ao Apolo, sistema selecionado para atender o grupo capixaba. Segundo Casotti, também pesaram na decisão “a modernidade e a tecnologia de ponta utilizadas, a mobilidade para gerenciamento e implementação proporcionada pela plataforma, além da confiabilidade percebida nas empresas Logus e Riosoft”.

Reduzir distâncias

A implantação do Apolo aproxima a Cordis da superação de limites, assegurando condições de gerenciamento mais ágeis e automatizadas. Casotti avalia que o impacto positivo atingirá os mais diversos processos existentes no grupo, incluindo mais rapidez e autonomia nas rotinas comerciais, de contabilidade, administrativas e inclusive no setor produtivo. “Com um sistema do porte do Apolo, vamos cobrir ainda algumas lacunas não atendidas pelos sistemas atuais, como a integração das instituições que fazem parte do grupo e os departamentos, além dos processos de consignação e produção”, completa.

Assim, honrando as responsabilidades sociais e os compromissos com a sustentabilidade da produção de seus produtos; unindo a própria experiência de mais de 18 anos à confiabilidade da Riosoft, o Grupo Cordis prepara um novo tempo para seus colaboradores. Tempo em que a agilidade da tecnologia da informação se consolida como parceira de todo um processo que resulta em projetos sociais e resgate da dignidade dos assistidos.

A Riosoft, empresa desenvolvedora de softwares, está conquistando o mercado nacional com o Apolo, um sistema integrado de gestão, ou ERP na sigla em inglês.

O trabalho realizado na CPTM destaca-se pela complexidade de seus processos e pela qualidade dos resultados obtidos.

Antes da implantação do programa existiam várias áreas com retrabalho. Cada uma precisava de informações e era preciso buscar em sistemas diferentes. “A função do Apolo é, justamente, agregar inteligência ao funcionamento correto de uma empresa. Por isso o programa é tão completo e elogiado”, disse o diretor comercial da Riosoft, Altamiro Castellan. Hoje, tudo está armazenado no Datacenter de onde os funcionários ou usuários do sistema Apolo têm a integração dos processos de informações de qualquer unidade da empresa. Para familiarizar os usuários aos módulos foram realizados vários treinamentos. Só no módulo de materiais participaram cerca de 350 pessoas.

Todo o processo das informações começa no módulo de prévia orçamentária. Os responsáveis pelas áreas apontam, via intranet as necessidades orçamentárias para o ano seguinte e revisam as do ano atual. Antes, esse trabalho era feito em planilhas e enviado ao departamento de orçamento.

Agora, com o novo sistema, houve um ganho de produtividade considerável no orçamento.

Também no módulo de Orçamento, é feita a execução orçamentária. Existe todo o controle de reservas de verba, empenho e reservas de aditivos. Cada um dos contratos feitos com fornecedores ou clientes são controlados pelo sistema e incluem dados de vigência, medições, saldos, ajustes e caução, entre outras funções.

O módulo de Materiais é integrado ao módulo Orçamento, ou seja, a reserva orçamentária é gerada a partir de uma “solicitação de comercializaçao” e, posteriormente, transforma-se em contrato. Ao relacionar esse contrato na entrada da nota fiscal no estoque, é realizado o registro das medições bem como a atualização do saldo do contrato.

Essa mesma operação dispara integrações com os setores de contabilidade e o financeiro, além de gerar laudos para o controle da qualidade do material recebido e “termo de recebimento de materiais” para autorizar o pagamento da nota fiscal.

Por trás da integração, existe todo um controle para cadastramento do material. Primeiro é feito o “pedido de cadastramento de material” e, se aprovado, cada departamento realiza uma “previsão de consumo anual” do mesmo.

A partir disso são feitas requisições, via internet ou pelo sistema. A aprovação dessas requisições só pode ser feita por alguém que tenha uma senha específica. De forma semelhante, é feito o controle do cadastramento do fornecedor, no qual, por meio de “certificado de registro cadastral” são controlados os dados necessários para aprovação do cadastro como número de inscrições e data de validade de certidões, o número e o histórico das renovações.

O sistema também controla o inventário em diferentes datas de contagem, o que permite fazer ajustes automáticos no saldo lógico de acordo com a contagem física do estoque, sem ter a necessidade de interromper a movimentação do estoque.

Já no módulo Financeiro há o controle de pagamento de fornecedores, recebimento de permissionários, fluxo de caixa, controle de fundo fixo, controle de contas públicas, notas de débito e crédito, entre outros.

No módulo de Controle Bancário, é feito o controle de caixa, contas bancárias, aplicações financeiras entre outras funções. Dessa forma, a empresa envia informações de instituições bancárias para pagamento de fornecedores, recebimento de permissionários e recebe arquivo de retorno, para a baixa automática do sistema e também extrato eletrônico para conciliação.

Por fim, o módulo de Patrimônio é integrado aos módulos de Material e Contrato, controlando os bens e localizando usuários, plantas de risco, depreciação de bens, entre outros.

Todos os módulos são integrados gerando a contabilidade da empresa como um todo.

“A função do Apolo é, justamente, agregar inteligência ao funcionamento correto de uma empresa. Por isso o programa é tão completo e elogiado”

Representada em todos os principais centros comerciais do país, a Embaré é uma empresa do ramo de alimentos reconhecida pela alta tecnologia utilizada no processo de produção e pela qualidade, distribuição, logística, diferenciação e bons negócios. Além disso, a empresa conquistou ao longo da sua história as certificações ISO 9001 e ISO 14001 pela preocupação e zelo pelo bem-estar da comunidade e respeito ao meio ambiente.

Com uma estrutura que compreende modernas instalações e laboratórios para o controle da qualidade dos produtos, a empresa ainda se preocupa com o social, promovendo vários projetos sociais em prol da comunidade.

Migrar para o Mix Folha

A Embaré utiliza o sistema Ix Folha da Riosoft para o gerenciamento do RH há 13 anos. Entretanto, para acompanhar o crescimento da empresa e a expansão do mercado, decidiu investir em um sistema mais completo e integrado para a gestão de sua Divisão de RH. Os módulos de treinamento, avaliação de desempenho e recrutamento e seleção que antes eram de outros fornecedores, foram também incorporados ao novo sistema.

O gerente de Recursos Humanos da empresa, Reinaldo Fantoni Martins, explica que a decisão pela migração do Ix Folha para o MIX foi tomada em função da necessidade de integração entre as informações e da descentralização do departamento. “Antes, com o Ix Folha, apenas o RH tinha acesso às infomações. Com o novo sistema de gestão, as informações estarão disponíveis para todas as gerências”, diz.

O Processo

O processo de migração do sistema foi realizado pela Riosoft através de um consultor que realiza as conferências e parametrizações, assim como os cálculos necessários para a implantação do sistema. A coordenadora de projetos e suporte da Riosoft explica que o primeiro passo foi fazer um levantamento para identificar todas as rotinas realizadas através de ferramentas como planilhas de excel e as rotinas automatizadas no Ix.

Após os primeiros levantamentos, logo foram identificadas as necessidades a serem atendidas. O controle dos descontos feitos na folha de pagamento para planos de saúde dos colaboradores exigiu que fosse customizado no módulo de benefícios um processo de integração com a empresa prestadora do serviço. Desta forma, tornaria se possível receber os valores a serem descontados diretamente na folha e acompanhar os descontos realizados. As customizações concentraram-se na área de treinamento, em função das exigências da ISO e, principalmente, na área de benefícios. Com posse do maior número de informações possíveis foi criado um plano de gerenciamento de projeto, apresentado a todos os envolvidos no processo.

O passo seguinte foi iniciar a migração dos dados do Ix parao Mix Folha e, posteriormente, a implantação dos módulos de RH e as configuraçõesda folha. Os cálculos de folha nos meses em que acontecia o processo foram paralelos e apenas no final de todo o processo será realizado um cálculo oficial. Segundo Martins, em todas as etapas do processo de migração a equipe da Riosoft deu total apoio e manutenção, sempre com muita flexibilidade e profissionalismo.

Fundada em 1954, a Escovas Fidalga – primeira fábrica de escovas para cabelos no Brasil – é líder no mercado. Para dar continuidade a todo este reconhecimento, investe sempre em novas pesquisas para produzir escovas específicas aos cabelos das brasileiras e brasileiros sem se esquecer do compromisso social. E para acompanhar a evolução de sua administração, a Fidalga sempre procurou investir no que há de melhor em tecnologia de informação para uma gestão empresarial de excelentes resultados.

Além de ser uma empresa nacional, a empresa pretende incrementar as exportações buscando potencializar o elo internacional, sempre priorizando a satisfação do consumidor final. E visando atingir seus objetivos da melhor maneira, a Escovas Fidalga implantou, há dois anos, o Sistema Apolo, com licença para o uso dos módulos Assistência Técnica, Chão de Fábrica, Compras, Contábil, Bancário, Custos, DBM, Estoque, Financeiro, Produção e Vendas, alcançando todos os resultados e superando expectativas.

A Fotograv tem uma respeitada história de 40 anos e uma trajetória de competente ascensão. Do início, em 1968, na cidade de São Paulo, no ramo de fotolito para artes gráficas, gravação de chapas para offset, clichês de zinco para tipografia e dry offset, e clichê de borracha paraflexografia ingressou, na década de 80, no mercado de flexografia com clichês de foto polímeros. Lá são executados, por exemplo, os serviços de pré-impressão das coloridas embalagens expostas nas prateleiras dos supermercados envolvendo nossos produtos prediletos.

Controle de produção e gestão

A expansão e a modernização da empresa impuseram a necessidade de controle sobre os processos, tanto produtivo quanto de gerenciamento, exigindo investimentos na plataforma de softwares. Ter acesso rápido e preciso aos diversos setores da empresa era uma etapa a ser vencida para permitir à empresa novos avanços. A parceria com a Riosoft trouxe agilidade nos procedimentos cotidianos de gestão e subsídios para verificação dos padrões de qualidade pretendidos pela direção da empresa.

O benefício da agilidade

Além do controle dos processos de produção e gerenciamento, os produtos da Riosoft permitiram à Fotograv integrar dados de diferentes áreas da empresa, assegurando uma gestão mais competente de recursos e necessidades. “Todos os setores da empresa foram beneficiados, desde a produção à área financeira”, afirma o diretor Fidel F. Fernandes. As novas tecnologias de comunicação introduzidas cumpriram seu papel e imprimiram agilidade à tradição e competência conquistadas ao longo dos anos pela Fotograv. “Possuímos todas informações de nosso negócio em pouco tempo”, avalia.

A galinha põe o ovo e ponto final. Se você achava que o passo era apenas esse, se enganou. A Hy Line, uma multinacional especializada em tecnologia genética no ramo da avicultura, mostra que o processo é bem mais elaborado. Não é à toa que a empresa produz matrizes e pintadinhas de alta qualidade genética para produtores de ovos e detém 35% do mercado mundial. “Hoje a Hy Line investe U$S 5 milhões em pesquisa no centro de tecnologia dos EUA, anualmente”, afirma Paulo Roberto dos Santos Leite, gerente administrativo financeiro da filial brasileira.

A empresa, instalada em Nova Granada, noroeste paulista, produz dois milhões de pintadinhas de postura por mês. A região de São José do Rio Preto foi escolhida por apresentar características únicas para o sucesso do empreendimento: está no estado de SP, o maior consumidor dos produtos, possui facilidades na logística de distribuição, isolamento em relação à outras culturas avícolas, entre outros.Trabalha com a venda aos granjeiros e também com exportações. De acordo com Paulo Roberto, toda a estrutura é auto-suficiente. “Além do prédio administrativo, temos dois incubatórios e duas fazendas, onde produzimos as matrizes e fazemos a ração balanceada para crescimento e manutenção de nossas matrizes e avós.”

O processo começa com a importação das “avós” dos Estados Unidos com apenas um dia de idade. Em seguida elas seguem para a “granja avoseira”. No local as “avós” produzem os ovos incubáveis que vão para o incubatório de matrizes. De lá saem pintadinhas e matrizes que vão para a fazenda matrizeira da Hy Line ou para clientes internacionais. Finalmente, os ovos produzidos nesta fazenda matrizeira vão para o incubatório comercial, de onde são produzidas as pintadinhas comerciais e vão para todo o território brasileiro. As aves com um dia de vida vão para os clientes. A granja matriz possui um plantel estimado em 300 mil matrizes e do incubatório comercial saem 24 milhões de pintainhas no mesmo período.

A biossegurança é um fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Automóveis só entram nos locais de produção depois de passar por um sistema de higienização dos veículos com água e desinfetante. O mesmo acontece com as pessoas. As roupas são colocadas de lado e um belo banho é dado no visitante. “Em seguida ele coloca uma roupa esterilizada da própria empresa e pode transitar dentro dos locais de segurança sem comprometer a criação com agentes biológicos”, afirma o gerente. Nas fazendas o processo se repete. “Um caminhão com esterco jamais vai passar pela mesma estrada por onde vem a ração”, explica. Já os funcionários recebem recomendações para evitar problemas. Começa com noções de higiene e passa pela proibição de criação de qualquer tipo de ave na casa do empregado. Isso evita a proliferação de doenças que possam atingir os pintinhos. “Inclusive é uma questão que pode dar demissão por justa causa”, avisa Paulo Roberto.

A Riosoft Cia de Brasileira de Software Ltda. está aprimorando a parceria desenvolvida entre a TAM Viagens e a IMM para tornar inesquecível a participação do público na Rio 2016. Com um software em comum, as duas empresas desenvolvem operações conjuntas. A TAM Viagens oferece pacotes com hospitalidade completa, acomodação, transporte aéreo e terrestre e a IMM assegura suporte operacional para incluir as cerimônias e sessões esportivas nos pacotes comercializados.

A IMM é uma joint venture formada pela empresa de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e a americana, IMG/WME. A companhia é responsável por eventos como o Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul), os jogos da NBA Global Games realizados no Brasil em 2013 e 2014, faz a gestão de hospitalidade em eventos e estádios, entre eles, o Beira Rio, Maracanã e Arena Pernambuco, tem sociedade na Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio e uma joint venture com o Cirque Du Soleil para promover suas turnês em toda América do Sul. A TAM Viagens, operadora de turismo, com 169 lojas, é a única agência autorizada a vender pacotes com ingressos para os Jogos Olímpicos.

Solução confiável

A associação das duas empresas tem exigido agilidade e conectividade. O primeiro passo foi unificar as plataformas de trabalho. “Como precisávamos de uma solução confiável, indicamos à IMM o CRM Web, da Riosoft”, conta Rubens Biffi Junior, gerente de Plataformas e Melhoria Continua da TAM Viagens. A TAM Viagens já utiliza o Apolo e, com a interface web do CRM sugerido à IMM, garantiria o acesso aos dados das transações conjuntas a serem realizadas com a IMM. Com versão 100% web, adaptável para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o sistema da Riosoft oferece ferramentas para a gestão de pessoas em cadastro único, recursos para a gestão de atividades, entre outros diferenciais.

Segundo Jorge Reis, diretor de operações da IMM Digital , o software utilizado pela empresa é de outra empresa. Mas, para as operações conjuntas com a TAM Viagens era necessária maior proximidade. Para a adoção do CRM Web foi feito treinamento, remotamente para algumas equipes, e a simplicidade do software da Riosoft garantiu rapidamente a interação entre as duas empresas. Para Reis, “a principal vantagem da opção pelo sistema da Riosoft foi o acesso ao inventário da TAM Viagens, operando em backoffice”. São centenas de informações, em cada um dos milhares de pacotes, identificando ingressos, passagens e passeios, incluídas inicialmente no Apolo, sistema também da Riosoft, importadas e colocadas ao alcance da IMM, por meio do CRM Web, para o fechamento do contrato.
Parceria duradoura

A agilidade do CRM Web tem garantido sucesso às empresas associadas. Diante da experiência positiva com o sistema da Riosoft, usado por enquanto pela IMM exclusivamente na interface com a TAM Viagens, Reis admite que “é possível migrar para outros usos”.
Biffi reafirma a confiança em uma longa parceria estabelecida com a Riosoft. Para ele, com a Riosoft “há facilidade de entendimento das necessidades da empresa, velocidade e cumprimento de prazos e constante processo de evolução. Para nós, os Jogos Olímpicos Rio 2016 são muito importantes e buscamos o apoio do parceiro no qual confiamos”, conclui.

A Intereng Automação Industrial foi fundada em janeiro de 1991 com a missão primária de ser distribuidor autorizado para atuar no interior paulista. Estendeu sua atuação às regiões do sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Sediada na cidade de Jaboticabal, mantém como filiais, atualmente, as unidades de Bauru e Americana. Da comercialização e suporte técnico dos produtos Rockwell Automation, com as marcas Allen Bradley e Rockwell Software atualmente distribui uma linha completa de produtos da área elétrica.

Para seguir crescendo A estratégia de crescimento e expansão, no entanto, exigiu da empresa a superação de entraves que dificultavam a integração entre os diversos setores. A distribuição e o suporte para os diversos produtos oferecidos aos setores de açúcar e álcool, alimentos e bebidas, automotivo, papel e celulose, além dos segmentos químico, têxtil, cimenteiro, metalúrgico e de mineração reuniam numerosos procedimentos e etapas. A Intereng buscava mais confiabilidade, qualidade nas ações de suporte e um sistema de gerenciamento de dados capaz de acompanhar a evolução da empresa.

Identificando parceiro Para identificar com precisão o parceiro qualificado para enfrentar o desafio de fornecer e oferecer suporte para o sistema de gerenciamento de dados, a Intereng realizou criteriosas pesquisas. “Após diversos levantamentos identificamos que o sistema Apolo forneceria ferramentas que atenderiam os processos padrões e processos gerenciais”, conta Alessandra Cunha, supervisora administrativa da Intereng. A parceria teve início em 2003. Definido a escolha sobre o Apolo, Intereng e Riosoft iniciaram o processo de implantação do novo sistema de gerenciamento de dados. A constante evolução de seus negócios conduziu a Intereng à parceria com a Riosoft que, segundo Alessandra, “estava preparada para todo o suporte necessário da empresa, além de proporcionar a integração das informações entre as unidades”, avalia.

Implantando confiança A implantação do Apolo solucionou as limitações anteriormente impostas à Intereng . A Riosoft realizou as customizações necessárias para atender cotidianamente as expectativas e a empresa obteve confiabilidade nos dados, garantindo informações precisas para dar continuidade a trajetória de crescimento. A automatização das rotinas ofereceu respaldo para a estratégia de expansão e os relatórios gerenciais e troca de dados entre as unidades de forma instantânea solucionaram o isolamento entre as unidades. “A maior melhoria foi a administração do processo do início ao fim dentro do ERP, eliminando inúmeras planilhas de Excel que eram utilizadas até então e isto nos trouxe maior confiabilidade e agilidade nas rotinas”, afirma Alessandra.

Referência de empresa nacional no segmento de comércio varejista de produtos alimentícios e com crescimento sólido, a Kodilar alcançou os 30 anos de sua trajetória de sucesso desafiando o pessimismo com receita própria: coragem de inovar.

A Riosoft Cia. Brasileira de Software e Serviços é parceira deste crescimento desde 1998, acompanhando com o sistema Apolo, em diversos módulos, a evolução da empresa rio-pretense, apoiada na competência administrativa, funcionários comprometidos e na agilidade e flexibilidade do software da Riosoft.

Os recursos oferecidos pelo sistema permitiram reduzir a carga de horas extras necessárias para a execução de rotinas de atendimento de pedidos, faturamento e fechamentos fiscais e contábeis.

Agilidade também no fornecimento

Com toneladas de produtos a serem entregues em todo o território nacional, era necessário otimizar a programação de cargas e movimentação de estoque. A solução, mais uma vez, surge a partir do Apolo e da flexibilidade oferecida pelo software da Riosoft, porém com a contribuição decisiva da equipe de T.I. da Kodilar.

Com rotinas muito específicas e necessidades próprias da empresa, a equipe de informática da Kodilar customizou módulos a tal ponto que, atualmente, todo o processo é informatizado.

Tablets com “wi-fi” foram acoplados aos transpaletes, tornando a separação mais ágil. “Anteriormente, as cargas eram separadas em papel, os produtos ficavam espalhados pelo depósito, dificultando o atendimento. Agora o funcionário responsável usa o tablet, que indica qual carga e o endereço exato de cada produto a ser atendido, agilizando o processo em 60% e reduzindo em 95% os erros de separação”, esclarece Carlos Baldin membro do T.I.

A partir de Rio Preto são distribuídos produtos para 70% do território nacional. A Kodilar possui outros dois centros de distribuição: Um em Seropédica / RJ e outro em Valinhos / SP.

Com uma produção de mais de 500 itens, a Kodilar ingressou no ano de 2000 no segmento de alimentação natural, com a linha Natural Life. A estratégia certeira triplicou o número de funcionários. Em 2015, a empresa lança sua linha de produtos orientais, a Taressu, confirmando a disposição de manter o crescimento.

A Riosoft orgulha-se em fazer parte da história de sucesso da LSK, empresa especializada em soluções para produção e gestão de documentos,que desde 1995 está no mercado com a missão de aumentar a qualidade e a produtividade de seus clientes estabelecidos no Brasil.

Com o compromisso de atender às necessidades de seus clientes provendo produtos e serviços de mais alto valor e qualidade, a LSK buscou desde sua fundação adequar-se ao mercado investindo em softwares administrativos que fossem seguros e que apresentassem resultados precisos. Foi então que iniciou-se a parceria LSK e Riosoft.

Parceria

Setsuo Kida, diretor geral da LSK, conheceu a tecnologia da Riosoft por meio de Altamiro Castelan, diretor comercial da empresa, que apresentou o Sistema ERP e seus inúmeros benefícios. Após negociação e um período de análise das necessidades da empresa, a LSK adquiriu os módulos de Vendas e Estoque. Foi o primeiro passo de uma parceria de sucesso.

Acompanhando sempre as mudanças no mercado, a empresa sentiu a necessidade de um sistema de gestão mais complexo que acompanhasse o aumento dos negócios da LSK. Foi realizada, então, a primeira migração para uma nova versão. Em 1998 passou-se a utilizar o Sistema ERP Apolo para Windows.

As mudanças no cenário econômico nos últimos dez anos exigiram adaptações das empresas para que sobrevivessem às novas exigências. Isaac Dal Medico Júnior, diretor administrativo e financeiro da LSK, lembra que o sistema já não acompanhava mais o crescimento da empresa, e que muitos processos ficavam pelo caminho em razão dos processos de atualização do software. “Queríamos um método de implantação que considerasse todos os aspectos envolvidos nos processos internos da empresa”, diz Isaac. Nesse momento, o apoio dos profissionais da Riosoft era imprescindível para que a empresa obtivesse um sistema de gestão empresarial com qualidade e eficiência correspondentes ao porte que a LSK atingiu.

Foi então que a Metodologia Full de implantação foi apresentada à empresa. O método, que abrange sete etapas no total, começando pela análise dos pré requisitos, passando pela apresentação do projeto e treinamentos, surpreendeu a diretoria da LSK pela possibilidade de verificar segundo critérios os módulos necessários para a empresa.

Solução Rápida

Em 2003, todos os módulos do Sistema ERP Apolo já haviam sido adotados. “A Riosoft, assim que percebeu a nossa necessidade, customizou processo por processo, adaptando o sistema de acordo com o ritmo da empresa”, afirma Isaac, que considera um dos maiores benefícios da Riosoft a abertura da empresa para a customização do sistema ERP.

Isaac lembra ainda que, com a implementação da Nota Fiscal Laser, a mesclagem dos dados variáveis com comandos de PCL tornou-se um processo um tanto difícil de ser realizado pelo sistema. Porém, com o apoio dos profissionais da Riosoft as dificuldades foram logo resolvidas. O processo foi otimizado para o sistema implantado na LSK, facilitando a geração das notas fiscais.

Atualmente, a empresa já trabalha com a versão do software o Apolo 10, que traz muitos outros benefícios como a geração de Nota Fiscal Eletrônica Web, que transmite automaticamente um pedido através do site da Secretaria da Fazenda, e a geração de arquivos fiscais nos formatos requeridos pelo SPED Fiscal.

Desde 2008 atuando na fabricação e comercialização de equipamentos para laboratório, o Grupo Lucadema distribui também produtos químicos, atendendo instituições de renome responsáveis por controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento. Atua em todo o mercado nacional, Américas do Sul e Central em diversos segmentos, como nas indústrias petrolíferas, bebidas e alimentos, siderurgia, metalurgia, saneamento básico, universidades, usinas e destilarias, agroindústrias, indústria farmacêutica, farmácias de manipulação, entre outros.

Neste mercado exigente e em constante atualização tecnológica, a empresa buscou a parceria da Riosoft Cia. Brasileira de Software Ltda. para aprimorar a captação de leads e assegurar novos contatos e oportunidades de relacionamento e vendas. O Grupo Lucadema optou pelo Alvo CRM, utilizado pela empresa desde agosto deste ano. A partir do treinamento da equipe do Grupo Lucadema, o ciclo desde o primeiro contato com o potencial cliente até a efetivação da compra, passou a ser gerenciado pelo sistema da Riosoft. “O objetivo era padronizar os processos comerciais, desde a captação de leads e oportunidades até o fechamento do negócio e pós venda”, explica o diretor do Grupo Lucadema, Luiz Carlos de Marco Júnior.

Orientando decisões

Os processos que envolvem o conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos até a realização do negócio precisavam ser incluídos nos demais setores da empresa já alcançados pelo gerenciamento inteligente. Junior explica que a iniciativa pretendia organizar os processos comerciais, os contato e oportunidades e todos as etapas de atendimento, para orientar administrativamente deliberações de gestão. “Procurávamos melhorar o gerenciamento deste processo, principalmente o acompanhamento dos resultados, para tomada de melhores decisões”.

Com a agilidade do Alvo CRM, o Grupo Lucadema obteve um padrão eficiente na organização dos processos e no acompanhamento das oportunidades. Paralelamente conseguiu organizar um cadastro de leads muito mais confiável e atualizado. São conquistas que refletem especialmente na relação estabelecida com o público, influindo diretamente na qualidade dos negócios. “O Alvo possibilitou a padronização do atendimento ao cliente pelos consultores comerciais da empresa”, acrescenta Junior. “Ficamos bastante satisfeitos com a implantação do sistema Alvo CRM e, como temos a Riosoft como nossa grande parceira na área de tecnologia, pretendemos contribuir e participar das melhorias e atualizações do sistema”.

Criada em 1978, a Soin Sociedade Industrial Importação e Exportação Ltda. vem seguindo uma trajetória sólida e consagrando em um mercado exigente a eficiência de seus produtos junto aos consumidores. Internamente, às necessidades organizacionais têm exigido respostas cada vez mais ágeis. Ao perceber a necessidade de melhoria em seus controles, até então isolados em sistemas específicos de cada área, a Soin passou a buscar um parceiro que lhe oferecesse soluções e atendimento criativos e seguros, como os próprios produtos que fabrica. A simplicidade e a praticidade de sua linha Secar e a eficiência da ZAP CLEAN deveriam ser referência para pautar essa nova parceria.

Em busca de integração e segurança

“Precisávamos de um sistema informatizado onde pudéssemos unir integração e segurança, em consonância com práticas e rotinas operacionais eficazes, que otimizasse o aproveitamento de tempo e pessoal e trouxesse respostas rápidas”, lembra Luciano Nascimento, da Coordenação Administrativa/Financeira. Após criteriosas sondagens de mercado, a Soin optou pelo Apolo, o sistema de gestão empresarial da Riosoft que, de acordo com Nascimento, apresentou o melhor custo benefício.

Apolo ajudou a aprimorar o sistema com customizações

Além de contar com a dinâmica oferecida pelo Apolo, a Soin pôde aprimorar o sistema com customizações. “É inevitável situações específicas, uma visão diferente de um usuário mais experiente e sistemático, que vislumbre uma forma mais dinâmica de desenvolver sua rotina”, explica Luciano. Segundo ele, a Riosoft sempre foi receptiva a essas soluções e, em conjunto, encontrou a melhor forma de atender as necessidades. Foram várias as customizações realizadas para a Soin, permitindo a utilização do sistema com maior aproveitamento e satisfação.

Importância de cada um no resultado final

Orientada pela missão de contribuir com o bem estar das famílias, proporcionando condições de higiene e limpeza domiciliares, a Soin valoriza as opiniões de usuários e colaboradores no aprimoramento e qualificaçãode seus produtos. Ao facilitar o acesso e a intercomunicação, por meio dos diversos aplicativos do Apolo, a Soin oferece uma percepção ampliada da importância de cada um na organização, promovendo uma relação mais responsávele comprometida com o resultado final.

Entre as paredes do grandioso Santuário de Aparecida, manifestações de fé de fiéis de todo o Brasil são acolhidas. Nos veículos de comunicação da Rede Aparecida, a Rádio e a TV Aparecida, o trabalho de divulgação é centrado nessa poderosa força que une os cristãos em um dos principais locais de peregrinação religiosa no país.

E o gerenciamento das diversas necessidades de toda essa estrutura está cada dia mais moderno. Acompanhando os diversos processos de informação, a Rede Aparecida tem o sistema Apolo como parceiro dessas tarefas, agilizando e otimizando as rotinas, tornando melhores as relações internas e, principalmente, com os fiéis.

Interligando todos os setores

A parceira com a Riosoft para implantação do Apolo começou em 2006. Júlio César dos Santos, analista de sistemas, foi responsável pela implantação do Apolo na Rede Aparecida. “Em 2006, foi feita uma pesquisa no mercado para definir o sistema para a Rede e a exigência inicial era comportar a interligação entre os setores. Após levantamento de custos e benefícios, avaliado por uma comissão de diretores da entidade, eles se decidiram pelo Apolo”.

Agilidade e ganho de tempo

Sem a informatização da Rede, cada setor estava isolado. “Foi difícil a implantação, mas todos se ajudaram e deu certo. O setor de compras e estoque rodou primeiro”, lembra Santos.

Luciano Alberto Alves Vieira, coordenador do Departamento de Compras e Estoque, explica que, antes da implantação do Apolo, todos os ofícios e pedidos para fornecedores eram feitos manualmente. “Agora, com o tempo que ganho, trabalho para otimizar as negociações. Também eliminamos o uso de papel, o que reduz custo para nós e diminui o impacto ambiental de nossa atividade”.

O Departamento Comercial da TV e Rádio Aparecida também ganhou tempo com as ferramentas do Apolo e com a integração. Ana Lúcia Rosa Dias, coordenadora do Departamento, elogia a versatilidade do Apolo. “Faço o contrato, a fatura é emitida, vai para a contabilidade e o boleto é gerado, indicando até a comissão dos vendedores responsáveis pela comercialização da propaganda. Antes levava uma semana para realizar essa operação que agora fazemos em um dia”, elogia Ana.

Organização de dados, relatórios e diminuição do retrabalho

Para Santos, que passou a utilizar o Apolo BI (Business Intelligence), ferramenta que possibilita a manipulação dos dados e a elaboração imediata de relatórios, foi possível organizar, analisar, distribuir e agir sobre as informações mais relevantes em tempo hábil. As mensurações de ocorrências no sistema, na assistência técnica e as chamadas na rede geram uma ocorrência, facilitando a análise do sistema e de seu funcionamento. “As análises são feitas em tempo real Fazemos a mensuração de ocorrências nos setores e já emitimos um resultado. Todas as chamadas geram uma ocorrência, o que dá um resultado final. Isso é muito importante para fazermos os relatórios e sanar possíveis erros futuros”, afirma Santos.

Toda a Rede Aparecida se beneficiou com instalação do sistema da Riosoft. A integração dos setores diminuiu o retrabalho e ofereceu agilidade para reunir informações para apuração mais ágil dos resultados. A otimização das operações garantiu também economia. Os custos foram reduzidos em 40% e os recursos poupados foram investidos na aquisição de servidores mais modernos.

 

A Venti-Delta comprova a qualidade dos sistemas produzidos pela Riosoft já há mais de 7 anos. A Empresa, que utilizava a versão 7 do sistema ERP/CRM Apolo, recentemente optou pela conversão, e hoje opera em sua plenitude já com a versão 9. “Optamos pela atualização para versão 9 em função das novidades em relação a versão 7, a que utilizávamos, e também pelas customizações solicitadas por nós”, afirma Sérgio Nasorri, gerente de TI da Venti-Delta.

A Riosoft disponibiliza as atualizações do Apolo para todos os clientes que possuem contrato de manutenção. O processo é realizado de forma paralela à utilização da versão corrente da empresa. Tudo ocorre de forma simples e prática, permitindo que os clientes usufruam de todas as melhorias e implementações que são realizadas constantemente no sistema. “O processo de atualização e conversão foi tranquilo. Buscamos sempre as atualizações disponibilizadas desde a versão 7.0. Tudo correu sem nenhum problema”, complementa Nasorri.

Além da utilização do Apolo, para gestão dos setores de estoque, financeiro, compras, produção (PPCP), fiscal, contábil e patrimônio, a Venti-Delta gerencia e controla a folha de pagamento dos seus mais de 400 funcionários pelo Mix, sistema para Gestão de Pessoas, também produzido pela Riosoft. O Mix é um completo sistema para gestão de pessoas e possui várias rotinas relacionadas com Recursos Humanos, dentre elas: folha de pagamento, recursos humanos, administração de treinamentos, segurança e medicina do trabalho, entre várias outras funcionalidades. “O Mix atende perfeitamente as necessidades da Venti-Delta, nas questões relacionadas à folha de pagamento dos nossos 400 funcionários”, finaliza Nasorri.

Alguns de nossos clientes