0800 770 58 35 | (17) 3215-9199

Case de Sucesso

Olgber

Olgber

No cotidiano das atividades da OLGBER, a implantação do Apolo gerou vantagens operacionais e estratégicas com impacto positivo na produtividade e rentabilidade da empresa.
OLGBER consolida posição no mercado com logística mais ágil

Referência na terceirização de envasamento de produtos de indústrias importantes dos setores alimentícios e de higiene, a OLGBER Especialidades é uma empresa familiar, fundada em 1999, cuja atividade principal é assumir etapas do processo de industrialização e de finalização dos produtos dos clientes, embalando e incluindo informações indispensáveis para a comercialização, como validade e data de fabricação.

O desafio da integração

Um dos desafios da OLGBER é operar com estoques de terceiros o que levou a empresa a buscar soluções para aprimorar a gestão e a integração entre os diferentes setores. O diretor Roberto Junior foi responsável por avaliar e escolher um sistema capaz de atender as necessidades da empresa. “A Riosoft apresentou as melhores tecnologia e solução”, relembra. Em 2007, a OLGBER optou por implantar o ERP Apolo nos setores de vendas, estoque, financeiro e compras. Durante a implantação, a sintonia entre as duas empresas resultou em soluções confiáveis. Segundo o diretor, “a Riosoft apresentou soluções para maior excelência na gestão, customizando os processos de venda e estoque, permitindo à OLGBER permanecer competitivamente no mercado”.

Padronização e credibilidade

Desde então, a OLGBER consolidou sua posição no mercado e realizou novos e bons negócios. Atualmente, o maior cliente da empresa é uma indústria alimentícia multinacional que movimenta cerca de 1.200 toneladas de produtos por mês na unidade. Os diferenciais assegurados pelo Apolo, como a padronização de informação, a estrutura cadastral e os processos bem definidos pelos gestores têm contribuído para qualificar as atividades desenvolvidas pela OLGBER. “Com o estoque mensurado diariamente, conseguimos atender as consultas de rastreabilidade de produtos e de insumos com alta qualidade e tempo de resposta para o mercado e clientes, garantindo a integridade das informações”, explica Junior.

Ambiente organizacional renovado

Além das vantagens organizacionais, a implantação do sistema da Riosoft gerou uma atmosfera de desafios e inovação na empresa, com a criação de novas lideranças nos setores e funções de apoio, incentivando um novo clima organizacional na OLGBER. O esforço da empresa, de acordo com Junior, foi acompanhado pela Riosoft que tem oferecido versões aprimoradas do Apolo ao longo dos anos.

Movimentação logística aprimorada

No cotidiano das atividades da OLGBER, a implantação do Apolo gerou vantagens operacionais e estratégicas com impacto positivo na produtividade e rentabilidade da empresa. “Alcançamos a excelência no faturamento e liberação de produtos expedidos” avalia o diretor. Antes da implantação do sistema, o tempo para faturar um item, considerando as baixas de estoque e identificações, era de aproximadamente 60 minutos. Com o Apolo, a expedição é feita em menos de 15 minutos. “O Apolo aumentou a capacidade de movimentação logística”, conclui.

Resultados sólidos

Pela característica do serviço e da atividade da OLGBER, o setor Logístico, que abrange os módulos Vendas e Estoque, experimentou o maior impacto positivo da implantação do Apolo. “Esse setor é a “espinha dorsal”, resume Junior. E é nessa área estratégica que a OLGBER conta com a experiência do gerente operacional Edivaldo que somou seus sólidos conhecimentos aos recursos oferecidos pelo Apolo, uma dupla voltada para os excelentes resultados obtidos pela empresa, unida para aprimorar as informações necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Redução de custos

As mudanças ocorridas garantiram à empresa confiabilidade na contagem de estoques e integração eficaz com o financeiro, eliminando as diversas planilhas. Os cadastros foram estruturados e padronizados, superando as redundâncias entre os setores e facilitando as consultas e interpretação das informações. Os custos e os retrabalhos foram reduzidos com a integração entre setores, quando da estruturação dos cadastros e customizações nos processos específicos, levando a empresa integridade de informação, readequação e redução de mão de obra nesses procedimentos