O que é RPA e quais as suas vantagens para minha empresa?

Você sabia que, com RPA, qualquer empresa pode automatizar processos? É isso mesmo, a Automação Robótica de Processos (RPA), ou “Robotic Process Automation”, em inglês, refere-se à utilização de robôs virtuais, chamados de bots, que são programados para executarem tarefas operacionais e repetitivas, agilizando processos.  Esses robôs de RPA integram sistemas e aplicativos, trocando informações entre eles como se um humano estivesse executando tais tarefas. Assim, você pode utilizar o RPA  em diferentes áreas do seu negócio, como logística, distribuição, agroindústria, serviços e outros.

Com a utilização da Inteligência Artificial há uma redução significativa (cerca de 40%) da carga horária de trabalho humano nos processos automatizados, o que reduz custos e aumenta a produtividade da empresa, que passa a contar com uma ferramenta que funciona 24 horas, todos os dias da semana. Porém, se engana quem pensa que os robôs de RPA substituem o trabalho humano. Na verdade, a automação abre espaço para novas oportunidades e cria uma nova força produtiva, unindo o trabalho humano a sistemas inteligentes. Desse modo, com RPA, os funcionários ficam livres de tarefas repetitivas e podem focar na execução de atividades estratégicas.

Por exemplo, ao automatizar o processo de compra de uma empresa, o robô ficará responsável por todo o trabalho operacional: ele recebe a requisição de compra, identifica os itens solicitados, realiza a cotação com os fornecedores, analisa os melhores preços e envia para aprovação do funcionário.  Ao funcionário, fica a tarefa de validar e aprovar o pedido de compra. Com isso, a empresa consegue concluir o processo com mais rapidez, além de minimizar erros.

Em outras palavras, listamos alguns tópicos com as vantagens que o RPA possui:

Eficiência do RPA

A automação de processos repetitivos reduz a necessidade de intervenção manual, resultando em maior eficiência e produtividade. Os robôs de RPA podem executar tarefas 24 horas por dia, sem pausas ou erros causados ​​por fadiga.

Precisão e consistência

Os robôs de software executam tarefas com alta precisão, eliminando erros humanos. Isso é particularmente útil em processos que exigem consistência e exatidão, como entrada de dados e cálculos.

Redução de Custos

A automação de processos pode reduzir custos operacionais, isso pois, em outras palavras, diminui a necessidade de mão de obra para tarefas manuais. Isso também libera os funcionários para trabalhos mais estratégicos e criativos.

Tempo de Execução x RPA

Os robôs de software podem executar tarefas rapidamente, muitas vezes em uma fração do tempo que levaria para um ser humano executá-las. Isso acelera os processos de negócios e aumenta a capacidade de resposta.

Escalação de Tarefas com RPA

O RPA permite escalar tarefas facilmente, adicionando mais robôs de software conforme a demanda aumenta. Isso é particularmente útil em situações em que os picos de trabalho ocorrem em determinados momentos. Ou seja, ao automatizar processos, também, é possível garantir que as tarefas sejam executadas de acordo com as regras e regulamentos estabelecidos, com isso, reduz o risco de erros devido a interpretações incorretas.

Integração de Sistemas

O RPA pode ser usado para integrar sistemas legados ou aplicativos que não possuem interfaces de programação (APIs) adequadas. Isso permite que os sistemas da sua empresa”conversem” entre si de forma automatizada.

Análise e Relatórios com RPA

Os robôs de software podem coletar dados e gerar relatórios automaticamente, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões.

A utilização de RPA é, portanto, uma importante vantagem competitiva e pode transformar o funcionamento da empresa, assim impulsionando o seu crescimento. De acordo com a última pesquisa realizada pela Gartner, o mercado de RPA terá crescimento até 2024, sendo que até o final de 2022, 85% das grandes organizações terão adotado alguma forma de automação por meio desse tipo de tecnologia.

Vale ressaltar que processos que envolvem tomada de decisões complexas, criatividade ou interpretação humana podem não ser adequados para a automação por RPA . Além disso, implementar o RPA com sucesso exige uma análise cuidadosa dos processos, isso além do treinamento adequado dos funcionários e, também, o gerenciamento eficaz do ciclo de vida dos robôs de software.

Quer fazer parte desse mercado e aumentar a produtividade da sua empresa? Entre agora mesmo em contato com nossos consultores e saiba como automatizar os processos de sua empresa com RPA!

Leave a Comment